Foto: Colaboração/Mayara Cristina
Em novembro, o céu noturno reservará uma série de espetáculos astronômicos para os observadores brasileiros, com destaque para a última Superlua do ano, marcada para o dia 15. Neste fenômeno, a Lua estará no perigeu, seu ponto mais próximo da Terra, o que permitirá que ela pareça até 6,5% maior e 12,8% mais brilhante.
A recomendação é observar o satélite natural ao entardecer e longe das luzes urbanas para aproveitar a intensidade do brilho. Além da Superlua, outras conjunções também chamarão a atenção. No dia 10, a Lua estará próxima de Saturno, formando uma bela composição no céu.
Em seguida, no dia 17, será a vez de Júpiter ficar alinhado com a Lua, e no dia 20, Marte. Todos os eventos podem ser observados a olho nu em céus claros.
O mês ainda contará com uma chuva de meteoros, que deverá atingir seu pico de visibilidade nas primeiras horas da madrugada, a partir das 3h, na direção da constelação de Leão. Entretanto, o brilho da Lua cheia pode dificultar a visualização dos meteoros, reforçando a importância de buscar áreas afastadas e sem poluição luminosa para uma melhor experiência.
(Com informações Bem Paraná)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais