Foto: Jaqueline Mocellin/OBemdito
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um aviso amarelo (perigo potencial) com possibilidade de chuvas intensas entre este sábado (2) e domingo (3). O alerta abrange parte do Paraná, de Santa Catarina, do Rio Grande do Sul, de São Paulo e de Minas Gerais.
Umuarama e as cidades da região podem ser atingidas pelo temporal. O aviso do Inmet entrou em vigência às 12h deste sábado e segue até às 10h de domingo (3). O instituto de meteorologia Simepar também prevê pancadas de chuva para a Capital da Amizade, com temperatura variando entre 22ºC e 26ºC hoje.
Os riscos potenciais são chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), além de baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
As orientações do Inmet são: em caso de rajadas de vento não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda; e evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
De acordo com o Simepar, neste sábado a instabilidade aumenta de forma mais significativa no Paraná devido à presença de uma massa de ar úmida e aquecida sobre o Sul do Brasil. Em boa parte do interior do estado, deve chover em vários momentos do dia. Na RMC e no litoral também fica com muitas nuvens e condição para chuvas fracas.
Há risco de tempestades localizadas e não se descarta a possibilidade de algumas rajadas de ventos fortes associadas aos temporais (maior probabilidade entre o oeste, noroeste e o norte).
A ponte sobre o Rio Piquiri, na BR-272/PR, entre Francisco Alves e Terra Roxa, está…
A Operação Beverly Hills, deflagrada nesta quarta-feira (7) pela Polícia Civil do Paraná (PCPR), cumpriu…
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) revelou nesta quarta-feira (7) detalhes da investigação que levou…
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu em flagrante dois homens, ambos de 46 anos,…
O Colégio Agrícola Estadual de Umuarama abriu as inscrições para o ano letivo de 2027.…
O candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL) afirmou nesta terça-feira (6) que pretende usar a…
Este site utiliza cookies
Saiba mais