Umuarama

Estudantes visitam o Fórum de Umuarama através do Projeto Justiça se Aprende na Escola

Com supervisão da juíza da Vara da Infância e Juventude, Drª Maristela Aparecida Siqueira D’Aviz, 118 alunos da Rede Municipal de Ensino de Umuarama participam do “Projeto Justiça se Aprende na Escola”, promovido Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ-PR) desde 1993.

O objetivo é receber no Fórum da Comarca os estudantes do 5° ano do Ensino Fundamental, para que conheçam o funcionamento do local e como atuam os profissionais da magistratura, promotores, delegados e advogados.

A visita aconteceu na tarde desta sexta-feira (1°) e foi acompanhada da secretária municipal de Educação, Mauriza Gonçalves de Lima Menegasso e da coordenadora educacional de História da SME, Maria Aparecida de Lima Meira Nakasugui. “Participam do projeto dois alunos da Benjamin Constant, 47 da Evangélica, 22 da Maria Augusta Amaral Picelli e 47 da Tempo Integral. Professores também participaram do encontro com a juíza”, informa Mauriza.

Ela conta que o ‘Justiça se Aprende na Escola’ faz parte do Programa Nacional ‘Justiça e Cidadania Também se Aprende na Escola’ para apresentar conteúdos e noções fundamentais sobre a estrutura e o funcionamento do Estado, principalmente do Poder Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública, da Polícia e outros serviços públicos essenciais à conscientização do ideal de justiça.

“Além disso, propicia a reflexão ética de cidadania e justiça, a fim de fortalecer uma consciência mais concreta dos direitos e deveres, fundamental ao exercício da verdadeira cidadania”, explica.

Após a visita, os alunos farão perguntas e terão pela frente o desafio de produzir uma redação sobre o tema do projeto, que devem ser entregues até sexta-feira da próxima semana (8).

“Professores e gestores do projeto vão selecionar três redações para que participem do concurso de melhor texto. Os trabalhos serão enviados à Secretaria Municipal de Educação, que se encarregará de enviar para a Drª Maristela. E é ela que terá esse desafio em mãos de escolher o vencedor”, detalha Maria Aparecida, acrescentando que a premiação será no dia 12 de novembro (terça-feira) no Centro de Eventos de Umuarama.

(Reportagem: Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

Jovens são presos por desobediência e tráfico de drogas no Dom Pedro II

Situação ocorreu após denúncia anônima de venda de substâncias próximo a uma creche e a…

16 minutos ago

Ginástica Rítmica da Unipar faz apresentação gratuita de espetáculo no dia 13

Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…

11 horas ago

Solenidade oficializa Dom Frei Pedro Cesário Palma como bispo diocesano de Jardim

O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano

12 horas ago

Apesar de apelo nacional, paralisação de caminhoneiros em Umuarama é incerta

Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento

12 horas ago

Programação de Natal movimenta Cruzeiro do Oeste com espetáculos e passeio do Papai Noel

Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio

12 horas ago

Ação entrega óculos gratuitamente para alunos da rede municipal de Umuarama

O projeto atendeu mais de 6.500 alunos e garantiu a entrega dos óculos para os…

13 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais