Umuarama

Estudantes visitam o Fórum de Umuarama através do Projeto Justiça se Aprende na Escola

Com supervisão da juíza da Vara da Infância e Juventude, Drª Maristela Aparecida Siqueira D’Aviz, 118 alunos da Rede Municipal de Ensino de Umuarama participam do “Projeto Justiça se Aprende na Escola”, promovido Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ-PR) desde 1993.

O objetivo é receber no Fórum da Comarca os estudantes do 5° ano do Ensino Fundamental, para que conheçam o funcionamento do local e como atuam os profissionais da magistratura, promotores, delegados e advogados.

A visita aconteceu na tarde desta sexta-feira (1°) e foi acompanhada da secretária municipal de Educação, Mauriza Gonçalves de Lima Menegasso e da coordenadora educacional de História da SME, Maria Aparecida de Lima Meira Nakasugui. “Participam do projeto dois alunos da Benjamin Constant, 47 da Evangélica, 22 da Maria Augusta Amaral Picelli e 47 da Tempo Integral. Professores também participaram do encontro com a juíza”, informa Mauriza.

Ela conta que o ‘Justiça se Aprende na Escola’ faz parte do Programa Nacional ‘Justiça e Cidadania Também se Aprende na Escola’ para apresentar conteúdos e noções fundamentais sobre a estrutura e o funcionamento do Estado, principalmente do Poder Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública, da Polícia e outros serviços públicos essenciais à conscientização do ideal de justiça.

“Além disso, propicia a reflexão ética de cidadania e justiça, a fim de fortalecer uma consciência mais concreta dos direitos e deveres, fundamental ao exercício da verdadeira cidadania”, explica.

Após a visita, os alunos farão perguntas e terão pela frente o desafio de produzir uma redação sobre o tema do projeto, que devem ser entregues até sexta-feira da próxima semana (8).

“Professores e gestores do projeto vão selecionar três redações para que participem do concurso de melhor texto. Os trabalhos serão enviados à Secretaria Municipal de Educação, que se encarregará de enviar para a Drª Maristela. E é ela que terá esse desafio em mãos de escolher o vencedor”, detalha Maria Aparecida, acrescentando que a premiação será no dia 12 de novembro (terça-feira) no Centro de Eventos de Umuarama.

(Reportagem: Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

2 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

3 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

4 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

5 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

7 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

8 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais