Umuarama

Prefeitura faz parceria com o Senac para oferecer diversos cursos grátis para a população

Um curso completo, com matérias teóricas e práticas, pode representar uma mudança radical na vida profissional de uma pessoa. E pensando nisso a Prefeitura de Umuarama fez nova parceria com o Senac (Serviço Nacional do Comércio) para oferecer seis cursos profissionalizantes totalmente gratuitos. A primeira capacitação já está com inscrições abertas e será para ‘Cuidador de Idosos’, com 160 horas de duração.

O secretário municipal de Indústria, Comércio e Inovação, Junior Ceranto, informa que os cursos têm o objetivo de formar profissionais com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho, com foco em resultados. “As vagas são limitadas e os interessados devem ter 18 anos, ensino fundamental completo e fazer as inscrições no site do Senac (no endereço eletrônico https://www.pr.senac.br/cursos/index.asp?uep=10&tc=202400297) até o dia 4 de novembro”, informa.

O diretor da Agência do Trabalhador, Valdemir Frasson, detalha que o curso vai até o dia 25 de fevereiro de 2025, com aulas às segundas, terças, quartas e quintas-feiras, das 14h às 17h, no Senac. “O primeiro módulo foi criado para estimular a independência e autonomia do idoso em suas atividades de vida diária e tem 60 horas-aula”, conta.

Entre outros pontos, o aluno vai aprender a acompanhar e auxiliar o idoso respeitando as diferenças individuais do processo de envelhecimento, além de ensinar como realizar ações de prevenção frente a situações de vulnerabilidade social, psicológica e física a que estão expostas o idoso, considerando as diretrizes do Estatuto do Idoso, de acordo com as orientações da equipe multiprofissional.

O segundo módulo vai ensinar como cuidar da pessoa idosa em suas atividades de vida diária, com 84 horas, monitorando o estado de saúde do idoso de acordo com orientações da equipe multiprofissional e premissas do cuidado humanizado, realiza a higiene corporal e bucal de acordo com autonomia e independência do idoso, respeitando as orientações da equipe multiprofissional e auxiliar o idoso na administração de medicamentos de acordo com orientação e prescrição.

Por último haverá um módulo ‘Projeto Integrador Cuidador de Idoso’, com duração de 16 horas-aula, onde vai aprender como cumprir as atividades previstas no plano de ação, conforme desafio identificado no tema gerador e apresenta resultados ou soluções de acordo com as problemáticas do tema gerador e objetivos do PI. “Para mais informações, basta ligar para (44) 3621-5700”, indica Frasson.

MATRÍCULAS – Clique aqui.

(Com Informações Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

Pancadaria com “cadeiradas” em bar na avenida Tiradentes mobiliza PM; assista o vídeo

Três homens se envolveram em uma briga que chamou a atenção de várias pessoas no…

1 minuto ago

Drones de pulverização são usados em colégios agrícolas de Umuarama e de outros municípios

Neste ano, sete drones de pulverização foram adquiridos pela Seed-PR, com investimento superior a R$…

1 hora ago

Tenente Giovanna Leme assume comando da 2ª Companhia da PM em Iporã

A oficial de 27 anos inicia nova fase da carreira em Iporã e amplia a…

2 horas ago

Reduz número de jovens no Paraná que não trabalham ou estudam, aponta IBGE

O dado, compilado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), consta na Síntese…

2 horas ago

Morador tem padrão de energia furtado nesta madrugada, em Goioerê

Vítima procurou a Polícia Militar após perceber furto em obra no Jardim Bela Vista

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais