No dia nacional do Cuidador de Idosos, Saúde ressalta a importância da atividade
Um curso completo, com matérias teóricas e práticas, pode representar uma mudança radical na vida profissional de uma pessoa. E pensando nisso a Prefeitura de Umuarama fez nova parceria com o Senac (Serviço Nacional do Comércio) para oferecer seis cursos profissionalizantes totalmente gratuitos. A primeira capacitação já está com inscrições abertas e será para ‘Cuidador de Idosos’, com 160 horas de duração.
O secretário municipal de Indústria, Comércio e Inovação, Junior Ceranto, informa que os cursos têm o objetivo de formar profissionais com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho, com foco em resultados. “As vagas são limitadas e os interessados devem ter 18 anos, ensino fundamental completo e fazer as inscrições no site do Senac (no endereço eletrônico https://www.pr.senac.br/cursos/index.asp?uep=10&tc=202400297) até o dia 4 de novembro”, informa.
O diretor da Agência do Trabalhador, Valdemir Frasson, detalha que o curso vai até o dia 25 de fevereiro de 2025, com aulas às segundas, terças, quartas e quintas-feiras, das 14h às 17h, no Senac. “O primeiro módulo foi criado para estimular a independência e autonomia do idoso em suas atividades de vida diária e tem 60 horas-aula”, conta.
Entre outros pontos, o aluno vai aprender a acompanhar e auxiliar o idoso respeitando as diferenças individuais do processo de envelhecimento, além de ensinar como realizar ações de prevenção frente a situações de vulnerabilidade social, psicológica e física a que estão expostas o idoso, considerando as diretrizes do Estatuto do Idoso, de acordo com as orientações da equipe multiprofissional.
O segundo módulo vai ensinar como cuidar da pessoa idosa em suas atividades de vida diária, com 84 horas, monitorando o estado de saúde do idoso de acordo com orientações da equipe multiprofissional e premissas do cuidado humanizado, realiza a higiene corporal e bucal de acordo com autonomia e independência do idoso, respeitando as orientações da equipe multiprofissional e auxiliar o idoso na administração de medicamentos de acordo com orientação e prescrição.
Por último haverá um módulo ‘Projeto Integrador Cuidador de Idoso’, com duração de 16 horas-aula, onde vai aprender como cumprir as atividades previstas no plano de ação, conforme desafio identificado no tema gerador e apresenta resultados ou soluções de acordo com as problemáticas do tema gerador e objetivos do PI. “Para mais informações, basta ligar para (44) 3621-5700”, indica Frasson.
MATRÍCULAS – Clique aqui.
(Com Informações Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais