Foto: Assessoria PMU
Um dos projetos mais heterogêneos e que fazem parte do cronograma da Semana da Cultura produzida pela Fundação Cultural de Umuarama, o ‘Desfile Sustentável Cíclico’ será realizado a partir das 19h30 da desta terça-feira (29) no Centro Cultural Vera Schubert, com entrada gratuita. Moda, performances, músicas e experiências sensoriais para pessoas com deficiência unem-se à produção alternativa de modelos.
Com criação, produção e organização de Ruan Moreira Alves – mais conhecido como Fahtus Kadara –, ‘Cíclico’ é projeto é inclusivo a pessoas com deficiência, servindo caminhos de acesso a deficientes físicos com rampas e contribuintes de guia e orados descritivos ao decorrer do evento com interpretação em Libras para deficientes auditivos.
“Paralelamente à apresentação de peças exclusivas feitas com materiais alternativos por nosso grupo de estudantes do Colégio Bento Mossurunga, teremos dança e música, tudo preparado para ser diversificado e surpreendente”, relata Alves.
Fahtus destaca que a sustentabilidade é requerida desde os primórdios e por isso decidiu criar e apresentar seu próprio universo no espetáculo ‘Cíclico’, onde dança, moda, interpretação e outras expressões artísticas.
“Busco apresentar minha perspectiva a respeito da falta de consideração observada na sociedade em relação a suas casas e à natureza. Nós coexistimos e lhe faltamos com respeito. ‘Cíclico’ conta a história do jovem que dança por todos, se veste por todos e luta por si sem apoio no desejo de emergir”, resume o produtor.
Além de Fahtus, a equipe conta com o trabalho das produtoras Sarah Teixeira, Pérola Cristina, Vitória Alessandra e Emanuela Vitória, que cuidam do som, iluminação, montagem de cenário e organização; interpretação de Libras por Gisele Girotto, cerimonialistas e comunicadoras Rafaela e Camille, além de supervisão e orientação educacional das professoras Rosilene, Adriana e Katielle.
Para finalizar, Fahtus chama a atenção para o fato de a indústria da moda ter um impacto expressivo no meio ambiente – tanto por seu alto consumo de recursos naturais, quanto pelo uso de produtos químicos e geração de resíduos. “Adotando práticas sustentáveis, como comprar em bazares, brechós, ações de trocas e doações, as peças tornam-se cíclicas, novas de novo, obras de arte, nova vida. Todos são convidados a repensar seus atos e a fazer parte desse movimento”, afirma o autor.
SERVIÇO – ESPETÁCULO DESFILE SUSTENTÁVEL ‘CÍCLICO’ – Data: 29/10/2024 (terça-feira) – Horário: 19h30 – Local: Centro Cultural Vera Schubert – Entrada: Grátis.
(Reportagem: Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais