Prefeitura de Umuarama divulga balanço dos estragos provocados pelas chuvas desta quarta
A prioridade das equipes está na remoção das árvores caídas, para liberar o trânsito e possibilitar que os moradores realizem reparos.
A prefeitura de Umuarama divulgou na manhã desta quinta-feira (24) os estragos provocados pela chuva que atingiu a cidade na noite de ontem. Os fortes ventos, que registraram rajadas de até 90 km/h, causaram danos significativos à arborização urbana e afetaram diversos veículos e imóveis. Mais cedo, OBemdito havia mostrado parte dos estragos causados pela chuva em pouco mais de 1h.
Segundo a Prefeitura, ao todo foram cerca de 22 mm. Contudo, os ventos provocaram a queda de árvores e galhos, o que acabou afetando postes e a fiação elétrica, deixando vários pontos da cidade temporariamente sem energia.
A Secretaria Municipal de Saúde precisou remanejar vacinas de duas unidades básicas de saúde para garantir a refrigeração, mas todas as unidades estão atendendo normalmente nesta quinta. As escolas e centros de educação infantil, por sua vez, não registraram danos significativos e funcionam de acordo com a rotina estabelecida.
As equipes da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), junto ao Corpo de Bombeiros, foram acionadas para atender a uma série de chamados relacionados a árvores caídas e obstruções em vias públicas.
O coordenador da Compdec, Joelson Barbosa, relatou que até o momento foram realizados 15 atendimentos e que os danos registrados incluem veículos danificados e obstruções de portões, além de quedas de muros e postes danificados. “Felizmente, ninguém se machucou”, afirmou Barbosa.
Ainda de acordo com a prefeitura, os locais mais afetados foram as ruas Malu, Maristela e Florianópolis, bem como a avenida Ipiranga e a rodovia PR-580, entre outros pontos da cidade. O secretário do Meio Ambiente, Waltinho Sucupira, acompanhou as ações de atendimento e enfatizou a necessidade de paciência da população. “O estrago foi grande, mas se restringiu a danos materiais. As equipes estão empenhadas em resolver a situação o quanto antes”, completou.
A prioridade das equipes está na remoção das árvores caídas, para liberar o trânsito e possibilitar que os moradores realizem reparos. A limpeza dos galhos, no entanto, poderá levar mais tempo, dado que as quedas ocorreram em diversas regiões da cidade.
(Com informações Assessoria PMU)