Foto: PMU
Com o musical “Um Conto de Encontro na Origem de Umuarama”, encenado por mais de 150 alunos da Escola Municipal Tempo Integral, a Secretaria de Educação deu início na manhã de terça-feira (22), à 10ª edição do Festival de Arte 2024 da Rede Municipal de Ensino.
O evento, que terminou nesta quarta-feira (23), reuniu cerca de 1.500 alunos no palco do Centro Cultural Vera Schubert, com apresentações matutinas e vespertinas. Além das performances, o público pode conferir uma ampla exposição de trabalhos escolares no saguão do teatro.
A peça da Escola Tempo Integral abordou o movimento migratório de nordestinos para a região Sul do Brasil. O musical, que envolveu alunos de todas as turmas, foi ensaiado pelo professor Fernando Henrique Segura Gomes e narrou a trajetória de Severino, um nordestino apaixonado por sua terra, que vê sua amada Rosinha partir com a família para o Sul, em busca de uma vida melhor.
Determinado a reencontrá-la, Severino embarca em um ‘pau de arara’, como eram conhecidos os caminhões que transportavam retirantes do sertão, em uma jornada que reflete a imigração nordestina para Umuarama. A história comoveu o público e abriu com chave de ouro o Festival de Artes, que também inclui apresentações musicais, teatro, paródias, danças, contação de histórias, música em Libras, cantigas de roda e canto performático, entre outras atrações.
O prefeito Celso Pozzobom inaugurou oficialmente o festival, destacando a criatividade e o talento dos alunos, além do empenho dos professores e da equipe da Secretaria de Educação na organização do evento. Ele também valorizou a exposição de trabalhos escolares. A primeira-dama, Dulce Barreiros Pozzobom, parabenizou os envolvidos e expressou satisfação em participar.
“O festival é a coroação do trabalho desenvolvido ao longo do ano pelas escolas”, afirmou. Dulce também agradeceu ao prefeito pelo foco na infraestrutura das escolas, com reformas e ampliações, além do suporte aos professores e gestores.
A secretária de Educação, Mauriza de Lima Menegasso, reforçou a importância do festival para que os alunos mostrem suas habilidades culturais e artísticas. “As artes são fundamentais para o crescimento integral do aluno. Elas não só complementam o aprendizado acadêmico, mas também estimulam o desenvolvimento global, envolvendo áreas cruciais da personalidade das crianças”, disse.
Mauriza também agradeceu o apoio da Fundação Cultural de Umuarama, que incluiu o festival na programação da Semana da Cultura, e enalteceu o trabalho de todos os envolvidos na realização de um dos eventos mais esperados do calendário escolar, que busca incentivar expressões artísticas nas unidades de ensino da Rede Municipal. O festival conta com a participação de turmas do Infantil 4 ao 5º ano e é apresentado pelos professores Fábio Sakata e Eliza Revesso Vieira Pereira.
(Com informações PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais