Cotidiano

Policiais prendem 5 integrantes de organização ligada ao contrabando de agrotóxicos

Cinco pessoas foram presas pelas equipes da Polícia federal (PF) de Guaíra e do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) durante a Operação Circe. Desencadeada nesta segunda-feira (21), a operação teve como objetivo desarticular uma organização criminosa que atua na importação, transporte e comercialização de agrotóxicos contrabandeados.

De acordo com a PF, foram cumpridos 5 mandados de prisão preventiva, todos com prisões em flagrante. Os alvos foram localizados nas cidades de Terra Roxa (dois detidos), Iporã, Palotina, Jesuítas e Franciso Alves. Não havia mandados a serem cumpridos em Francisco Alves, porém, um dos presos foi localizado neste município (a residência dele era em Terra Roxa, mas o suspeito não foi encontrado em casa).

Dois flagrantes estão relacionados com posse ilegal de arma de fogo, outros dois com armazenamento de agrotóxico sem registro/proibido e um com armazenamento de agrotóxico sem registro/proibido e posse de munição de uso restrito.

A OPERAÇÃO

Nesta segunda-feira foram mobilizados cerca de 40 Policiais Federais para o cumprimento de 13 mandados judiciais expedidos pela 1ª Vara Federal de Umuarama/PR, sendo 8 de busca e apreensão e 5 de prisão preventiva, nos municípios de Terra Roxa, Iporã, Palotina e Jesuítas. 

Os agrotóxicos proibidos eram retirados de sua embalagem original e reembalados em invólucros de outros produtos com a finalidade de ludibriar a fiscalização brasileira, sendo transportados até outros estados do país como Mato Grosso e Bahia.

Foi possível identificar ainda elevada movimentação de valores nas transações da ORCRIM, deste modo, com o objetivo de descapitalizar a Organização Criminosa, foi determinado o sequestro de bens móveis e imóveis, além do bloqueio de contas no valor de até R$ 10 milhões, vinculadas a 4 investigados.

Os investigados responderão, cada qual dentro da sua esfera de responsabilidade, pelos crimes de organização criminosa e importação, comércio e transporte de agrotóxicos em descumprimento às exigências estabelecidas na legislação pertinente, com penas que podem chegar a 17 anos de reclusão, bem como pelo crime de lavagem de dinheiro, com penas que podem chegar a 10 anos de reclusão por cada ação perpetrada.

Fotos e vídeo: Assessoria PF

(Informações: OBemdito e Comunicação Social da Polícia Federal em Guaíra)

Redação

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

5 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

6 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

7 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

8 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

10 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

11 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais