Foto: Assessoria
O Umuaraminha, um dos símbolos oficiais de Umuarama criado pelo cartunista Marcos Vaz, vai estrear nas telas com o documentário “Umuaraminha – Uma História que está no Gibi”. O filme foi um dos contemplados pela Lei Paulo Gustavo (LPG) do Ministério da Cultura e apoiado pela Fundação Cultural de Umuarama.
O indiozinho protetor da natureza foi criado no ano de 1986 e transformado em símbolo oficial da cidade no ano de 1990. Foi o primeiro personagem de gibi a ganhar esse status. Após sua nomeação surgiram outros como o Ingazinho, o Curitibinha e até o Paranazinho.
Quem assina a direção geral do documentário é a produtora cultural Ana Ribas e a direção cinematográfica é do publicitário Soni Ruzzene, além de produção executiva e roteiro original de Marcos Vaz.
A equipe ainda conta com a locução da atriz Carla Donadoni, o Coral Infantil da Fundação Cultural regido pelo maestro Marco Aurélio, com as escritoras que participaram da coleção “A Alma de Umuarama é a Literatura”, sonoplastia de Djalma Soares e convidados especiais.
O lançamento oficial acontecerá na quarta-feira (23) às 19h30, na frente do Centro Cultural Vera Schubert. Para o evento, que exibirá os filmes produzidos no município com recursos da LPG, a equipe da Fundação Cultural construiu uma réplica da fachada do antigo Cine Guarani.
Como contrapartida social o cartunista está realizando visitas em todas escolas municipais com apoio da Secretaria de Educação de Umuarama. Ao todo, serão 23 escolas atendidas no período da manhã e da tarde, totalizando 46 apresentações.
(Informações: Assessoria)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais