Foto: Assessoria
O Umuaraminha, um dos símbolos oficiais de Umuarama criado pelo cartunista Marcos Vaz, vai estrear nas telas com o documentário “Umuaraminha – Uma História que está no Gibi”. O filme foi um dos contemplados pela Lei Paulo Gustavo (LPG) do Ministério da Cultura e apoiado pela Fundação Cultural de Umuarama.
O indiozinho protetor da natureza foi criado no ano de 1986 e transformado em símbolo oficial da cidade no ano de 1990. Foi o primeiro personagem de gibi a ganhar esse status. Após sua nomeação surgiram outros como o Ingazinho, o Curitibinha e até o Paranazinho.
Quem assina a direção geral do documentário é a produtora cultural Ana Ribas e a direção cinematográfica é do publicitário Soni Ruzzene, além de produção executiva e roteiro original de Marcos Vaz.
A equipe ainda conta com a locução da atriz Carla Donadoni, o Coral Infantil da Fundação Cultural regido pelo maestro Marco Aurélio, com as escritoras que participaram da coleção “A Alma de Umuarama é a Literatura”, sonoplastia de Djalma Soares e convidados especiais.
O lançamento oficial acontecerá na quarta-feira (23) às 19h30, na frente do Centro Cultural Vera Schubert. Para o evento, que exibirá os filmes produzidos no município com recursos da LPG, a equipe da Fundação Cultural construiu uma réplica da fachada do antigo Cine Guarani.
Como contrapartida social o cartunista está realizando visitas em todas escolas municipais com apoio da Secretaria de Educação de Umuarama. Ao todo, serão 23 escolas atendidas no período da manhã e da tarde, totalizando 46 apresentações.
(Informações: Assessoria)
Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…
O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano
Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento
Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio
O projeto atendeu mais de 6.500 alunos e garantiu a entrega dos óculos para os…
PM apreendeu facas, machadinha, socos-ingleses e máscaras após denúncia
Este site utiliza cookies
Saiba mais