Foto ilustrativa: Dinamisan Modulados
Em resposta a uma série de reclamações a respeito da falta de preços em produtos comercializados especialmente em farmácias, a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon Umuarama realizou uma operação de fiscalização a estabelecimentos farmacêuticos, onde várias irregularidades foram identificadas e os responsáveis oficialmente notificados.
O órgão de defesa do consumidor também emitiu a Recomendação Administrativa n° 03/2024, indicando a todas as empresas farmacêuticas com sede em Umuarama (inclusive nos distritos) que observem a legislação que trata da exposição do preço dos produtos expostos à venda.
“Durante a fiscalização, o Procon constatou, entre outras irregularidades, produtos sem código de barras, expostos nas gôndolas sem a indicação do preço e também sem código de barras para consulta”, relata o secretário Eduardo Henrique Ceranto.
Também foram identificados vários produtos com códigos de barras não funcionais, ou seja, a codificação não era reconhecida pelos leitores óticos. Ceranto informou que, devido à confirmação da existência de irregularidades, o Procon instaurou processos administrativos contra os estabelecimentos infratores.
“As empresas terão prazo legal para apresentar defesa e, caso as irregularidades encontradas sejam confirmadas, poderão ser multadas. A afixação direta do preço nas embalagens e gôndolas, além do código de barras, proporciona aos consumidores a imediata visualização do preço, facilidade de comparação, acessibilidade, redução de filas e maior autonomia”, resume.
Ele conta que a legislação a respeito dos direitos do consumidor permite a precificação por código de barras, mas exige que os estabelecimentos disponibilizem leitores óticos em locais estratégicos e de fácil acesso para os consumidores, respeitada a distância máxima de 15 metros entre o produto e a leitora mais próxima.
“Mas a lei também garante o direito do consumidor de ter acesso a informações claras e precisas sobre os preços dos produtos. O preço deve ser informado diretamente no produto ou por meio de relação junto aos bens que estão expostos à venda”, detalha.
O artigo 31 da Lei Federal 8.078/90 e o Decreto Federal nº 5.903/06, conforme indica Ceranto, estabelece que o consumidor tem o direito de exigir dos fornecedores total clareza, correção e precisão nas informações sobre o produto ou serviço que está adquirindo.
“A omissão de informação relevante, como no caso do preço de produtos, pode configurar crime contra as relações de consumo e nos permite, como órgão de defesa do consumidor, a propositura da ação penal cabível”, afirma.
A RA 023/2024 indica que os estabelecimentos farmacêuticos, sob pena de aplicação de sanções administrativas e penais cabíveis, informem, de forma correta, clara e precisa, o preço dos produtos e serviços ofertados ao consumidor, inclusive em vitrines.
“Recomendamos que, além da utilização de códigos de barras para a identificação de preços, seja adotada a prática de afixar o valor unitário de cada produto diretamente na embalagem e/ou na gôndola onde ele se encontra exposto, com o objetivo de proporcionar aos consumidores uma experiência de compra mais ágil, transparente e acessível”, informa o advogado Thaillison de Souza Neves, diretor de Defesa do Consumidor do Procon Umuarama.
Além disso, o Procon orienta os consumidores a denunciar qualquer estabelecimento que não esteja cumprindo a legislação. “Sugerimos aos comerciantes que adotem práticas mais transparentes. Essa prática facilita a vida dos consumidores, especialmente idosos e pessoas com mobilidade reduzida, bem como contribui para um ambiente de compras mais agradável, demonstrando que a empresa tem respeito por seus clientes”, pondera o advogado, acrescentando que o Procon atende de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h sem intervalo para almoço, e que o telefone para contato é o (44) 3621-5600.
PROCON – RECOMENDAÇÃO ADMINISTRATIVA N° 023/2024 – Clique aqui.
(Asssessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais