Instituto Nossa Senhora Aparecida
Sicred
Jaqueline Mocelin Publisher do OBemdito

Umuaramenses vão às urnas neste domingo para decidir novo prefeito, vice e vereadores

São 82.969 eleitores aptos a votar. Justiça Eleitoral pede que as pessoas se atentem aos locais de votação. Veja todos os detalhes na reportagem

Foto: Danilo Martins/Arquivo OBemdito
Foto: Danilo Martins/Arquivo OBemdito
Umuaramenses vão às urnas neste domingo para decidir novo prefeito, vice e vereadores
Jaqueline Mocelin - OBemdito
Publicado em 6 de outubro de 2024 às 03h32 - Modificado em 6 de outubro de 2024 às 07h08
Gastro Umuarama

Um total de 82.969 eleitores umuaramenses estão aptos a votar nas eleições municipais deste domingo (6). Esse número representa um aumento de 2.871 pessoas em relação às eleições municipais que aconteceram em 2020, que registraram 78.446 votantes regularizados. Nas eleições presidenciais de 2022, o total de eleitores era de 81.317.

As eleições ocorrerão das 8h às 17h. A previsão do tempo indica que a cidade terá céu claro, com sol e temperaturas entre 19ºC e 34ºC. Desta forma, o tempo deve colaborar com o andamento do pleito que definirá quem ocupará os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores pelos próximos quatro anos.

O Campus III da Unipar, localizado na Avenida Tiradentes, continua sendo o maior colégio eleitoral da Capital da Amizade, com 27 seções e 8.472 eleitores. Em contraste, a Escola Municipal Benjamim Constant, situada no distrito de Roberto Silveira, é o menor local de votação com apenas 1 zona eleitoral e 178 eleitores.

ORDEM DE VOTAÇÃO

O primeiro voto é para o cargo de vereadora ou vereador: digitando 5 dígitos na urna eletrônica ou, no caso de voto para legenda, 2 dígitos correspondentes ao partido de preferência.

Na sequência para o cargo de prefeita/prefeito e vice: digitando 2 números na urna eletrônica.

É importante ressaltar que as pessoas devem esperar a finalização do processo de votação, ou seja, quando aparece a palavra ‘FIM’ na tela da urna, antes de sair da cabine.

CANDIDATOS A PREFEITO E VICE-PREFEITO

Neste ano Umuarama tem cinco candidatos a prefeito e seus respectivos candidatos a vice-prefeito. Confira abaixo:

Fernando Scanavaca (Republicanos) – número na urna: 10

– Partido isolado: Republicanos

– Vice-prefeita: Marcia Bononi (Republicanos)

Hermes Pimentel (PP) – número na urna: 11

Coligação: ‘Umuarama para todos’ – Composição: PP, União, Avante, Podemos, PSD, PSB, PRD, Novo, MDB e PRTB

– Vice-prefeita: Ana Novais (União)

Luciano Machado (PT) – número na urna: 13

Federação: ‘Brasil da esperança – Fe Brasil (PT/PC do B/PV)

– Vice-prefeito: Angelo Rossi – Macarrão (PT)

Marcelinho Adriano (Cidadania) – número na urna: 23

Federação: PSDB e Cidadania

– Vice-prefeito: Adriano Chiapetti (Cidadania)

Marcelo Nelli (PL) – número na urna: 22

Coligação: ‘Um novo caminho para Umuarama’ – Composição: PL e DC

– Vice-prefeito: Adriano Zago (DC – Democracia Cristã)

Para conferir todos os candidatos, incluindo a vereador, de seu município acesse o site DivulgaCand.

LOCAIS E SEÇÕES

Umuarama tem 26 locais de votação, com 252 seções eleitorais organizadas. Confira no fim da reportagem o arquivo com todas as seções, quantidades de eleitores em cada uma delas e locais de votação ou clique aqui.

A 89ª Zona Eleitoral informa que houve a agregação de três seções menores em uma mesma sala de votação. Além das urnas que estarão em funcionamento, há também 25 urnas de contingência ou reserva, que poderão ser utilizadas em caso de problemas técnicos.

Nesta eleição não ocorreram mudanças nos locais de votação. De acordo com a Justiça Eleitoral, uma situação chama a atenção: as urnas que estavam no prédio da antiga Escola Evangélica permanecem no mesmo local, que agora abriga o Centro Municipal de Desenvolvimento. A unidade está situada na Rua Domingos G. de Paulo, 3215, na região da Praça Anchieta, onde 6 seções atenderão 2.068 eleitores.

A Justiça Eleitoral de Umuarama recomenda que os eleitores prestem atenção aos locais onde estão distribuídas as seções e verifiquem suas informações de votação antes de saírem de casa. As informações sobre os colégios e locais de votação estão disponíveis no PDF abaixo e nos sites do TSE ou TRE, além do aplicativo e-Título.

QUAIS OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

O voto é obrigatório no Brasil para todo cidadão, nato ou naturalizado, alfabetizado, com idade entre 18 e 70 anos. O voto é facultativo para jovens de 16 e 17 anos, pessoas com mais de 70 anos e analfabetos. O eleitor pode apresentar os seguintes documentos para comprovar sua identidade no dia da eleição:

– e-Título (para quem tem cadastro biométrico);

– carteira de identidade, identidade social, passaporte ou outro documento de valor legal equivalente, incluindo carteiras de categoria profissional reconhecidas por lei;

– certificado de reservista;

– carteira de trabalho; e

– Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

TRANSPORTE URBANO E RURAL

Neste domingo haverá transporte coletivo urbano gratuito para todos os eleitores de Umuarama, atendendo à determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Uma tabela com todas as rotas e horários dos ônibus pode ser consultada no site da Prefeitura Municipal ou clique aqui.

Os ônibus vão funcionar das 6h30 às 19h. Para utilizar o transporte de forma gratuita é necessário apresentar o título de eleitor, o e-título ou, alternativamente, qualquer meio idôneo, físico ou eletrônico, que comprove a identidade e o local de votação do usuário. Além da gratuidade, haverá horários especiais na programação dos ônibus, com reforço nas linhas que atendem a bairros com mais moradores. No retorno para casa o eleitor deverá mostrar o comprovante de votação para ter acesso ao transporte gratuito.

No caso de moradores da zona rural, a Justiça Eleitoral informou que também haverá transporte gratuito. Serão três veículos, entre ônibus e vans, que realizarão o translado das pessoas das 7h às 18h, ao longo de diferentes percursos. Clique aqui para verificar os veículos, os trajetos e as paradas. O serviço funcionará de forma ininterrupta ao longo do dia e os veículos permanecerão nos locais de desembarque por uma hora, garantindo tempo suficiente para os eleitores votarem e retornarem no mesmo ônibus.

EQUIPES DE TRABALHO

Umuarama contará com a atuação de 1.008 mesários (100% voluntários), além de aproximadamente 250 pessoas que atuarão como administradores de prédios, coletores de justificativas e coordenadores de acessibilidade. A Justiça Eleitoral realizou contratações temporárias para reforçar a equipe para as eleições.

Todas as urnas foram carregadas e tiveram os dados de seções, eleitores e candidatos inseridos na última semana. O trabalho se estendeu por três dias. Depois disso, as urnas foram lacradas e estão em um depósito no prédio anexo ao Fórum Eleitoral do Município.

A distribuição dos materiais utilizados nas eleições começa cedo neste domingo. De acordo com o chefe de cartório da 89ª Zona Eleitoral, Carlos Sérgio Furlan, a expectativa é de que a contagem dos votos do município seja encerrada antes das 18h30.

RIGOR CONTRA OS SANTINHOS NAS RUAS

A Justiça Eleitoral de Umuarama informou que atuará com rigor para evitar que ocorra o derramamento de santinhos nas eleições deste domingo. Na última quinta-feira (3) ocorreu uma reunião com os representantes dos partidos para orientações. Eles foram informados que a distribuição de santinhos de candidatos em frente aos locais de votação pode gerar consequências, como multa de até R$ 8 mil por local de votação para o candidato identificado, que também poderá responder por crime eleitoral. Confira aqui mais detalhes.

REFORÇO NA SEGURANÇA

Todo o efetivo do 25º Batalhão de Polícia Militar (BPM), com sede em Umuarama, estará empenhado nas eleições municipais. De acordo com o comandante da unidade, o tenente-coronel Cláudio Longo, haverá policiamento nas 17 cidades da área de jurisdição da unidade, incluindo as equipes do BPFron (Batalhão de Polícia de Fronteira), Pelotão Ambiental e Patrulha Escolar.

As ações de segurança começaram na noite de sábado (5) e seguem até o término das comemorações. As denúncias de crimes e infrações eleitorais devem ser repassadas via telefone 190. Veja mais detalhes aqui.

A Polícia Civil informa que neste todas as delegacias da área de abrangência da 7ª Subdivisão Policial (SDP) de Umuarama estarão abertas no período das 8h às 19h para atendimento à população, especialmente em relação a eventuais crimes eleitorais.

Qualquer pessoa que presencie um crime eleitoral pode denunciá-lo à Polícia Civil através do telefone (44) 3621-2650 (Delegacia de Umuarama), (44) 99734-4139 (WhatsApp) ou 181 (Disque-denúncia). Para mais informações clique aqui.

DENÚNCIAS DE CRIMES ELEITORAIS

Além dos telefones disponibilizados pela Polícia Militar e Polícia Civil, é possível fazer denúncias através dos seguintes canais:

Gralha Confere – Para verificar informações duvidosas sobre o processo eleitoral e a segurança do voto que circulam em aplicativos de mensagens e redes sociais, é possível entrar em contato com a Central de Combate à Desinformação do TRE-PR, Gralha Confere, pelo número (41) 3330-8500 (WhatsApp).

Aplicativo Pardal – Disponível em plataformas Android e iOS, permite denunciar propaganda eleitoral irregular ou ilegal, por meio do envio de fotos, áudios e vídeos. Também possibilita a notificação de outras infrações, como compra de votos, abuso de poder político ou econômico, uso da máquina pública para fins eleitorais e uso indevido dos meios de comunicação social.

SOS Voto – Disque-denúncia gratuito do TSE, criado para receber relatos de desinformação sobre o processo eleitoral nas redes sociais. Pelo número de telefone 1491, os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e no sábado, das 9h às 17h.

Sistema de Alertas de Desinformação Eleitoral (Siade) O Siade permite o apontamento de fatos inverídicos ou descontextualizados com potencial para causar danos ao equilíbrio da eleição ou à integridade do processo eleitoral. Depois de recebidos, os alertas são processados por uma equipe interna para que, se necessário, sejam produzidos conteúdos (como checagens de fatos ou notas de esclarecimento) sobre o assunto, além de informadas as plataformas digitais e as instâncias competentes, em casos de crimes ou ilícitos eleitorais.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.