Instituto Nossa Senhora Aparecida
Sicred
Luiz Fernando Publisher do OBemdito

“Estamos preparados”, diz comandante do 25º BPM sobre o policiamento durante as eleições

O tenente coronel Cláudio Longo afirmou que haverá ações de monitoramento nos 17 municípios da unidade, o que inclui Umuarama

Foto: Stephanie Gertler/OBemdito
Foto: Stephanie Gertler/OBemdito
“Estamos preparados”, diz comandante do 25º BPM sobre o policiamento durante as eleições
Luiz Fernando - OBemdito
Publicado em 4 de outubro de 2024 às 12h10 - Modificado em 5 de outubro de 2024 às 08h41
Gastro Umuarama

Todo o efetivo do 25º Batalhão de Polícia Militar (BPM), com sede em Umuarama, estará empenhado nas eleições municipais, que irão ocorrer neste domingo (6). De acordo com o comandante da unidade, o tenente-coronel Cláudio Longo, haverá policiamento nas 17 cidades da área de jurisdição da unidade, incluindo com equipes do BPFron (Batalhão de Polícia de Fronteira), Pelotão Ambiental e Patrulha Escolar.

As ações acontecerão das 7h da manhã ao término das comemorações, além da véspera e madrugada anterior a eleição. As denúncias de crimes e infrações eleitorais serão repassadas via 190. Segundo o coronel, será empregado 100% do efetivo do 25º BPM. “Em cada uma das 7 comarcas haverá um oficial responsável e em Umuarama haverá 2”.

As equipes policiais estão monitorando as campanhas em todos os municípios. “Estamos cientes que em alguns deles (municípios) o clima é mais complexo, mas estamos e estaremos atentos a possíveis infrações. Esperamos também que haja bom senso por parte dos candidatos, apoiadores e eleitores”, afirmou Cláudio Longo. “Eleições municipais são mais complexas, mas estamos preparados”, garantiu.

Santinhos

Os líderes das Segurança Pública também participaram da reunião ocorrida nesta quinta-feira (3), com os representantes dos partidos, Justiça Eleitoral e Ministério Público, referente ao possível derramamento de “santinhos” nas ruas. Segundo Longo, os partidos estão cientes da possibilidade de responsabilização, caso a prática seja cometida.

Para o coronel, o objetivo da grande mobilização é manter a paz na ordem pública e garantir o fluxo tranquilo durante as eleições, evitando brigas, desavenças e outros tipos de transtornos que poderiam atrasar o processo democrático. “Com certeza pretendemos manter a paz. Faremos patrulhamento em todos os colégios eleitorais, inclusive nos distritos, e, em alguns deles haverá policiamento fixo, ostensivo e velado”, afirmou.

Álcool

OBemdito também perguntou ao coronel referente ao uso da bebida alcoólica da população – liberado pela Secretaria de Segurança Pública do Paraná (SESP-PR) – e se a liberação ocasionaria algum tipo de problema. “Não acredito. Pode ocorrer um ou outro caso isolado, mas não refletirá o todo. O pessoal tem colaborado nas últimas eleições”, explicou.

Orientações

Ao fim, a orientação deixada pelo comandante do 25º BPM é que a população exerça seu direito ao voto de maneira tranquila, evitando deixar a votação para o último momento e que respeite a legislação brasileira. O coronel também pediu que possíveis infrações sejam informadas às autoridades e reassegurou que a PMPR estará presente para garantir a segurança de todos.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.