Uopeccan chama atenção para a prevenção e informação na luta contra o câncer de mama
Mulheres com mais de 40 anos podem agendar exames de mamografia nas unidades de Umuarama, Cascavel e Medianeira
Damos início a mais uma edição da campanha Outubro Rosa, um momento dedicado a reforçar a importância da prevenção e conscientização sobre o câncer de mama. O Complexo Hospitalar Uopeccan, fiel à sua missão, traz informações cruciais para todas as mulheres neste mês especial.
Segundo dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres. Essa doença não respeita fronteiras e se manifesta em todas as partes do mundo, sem distinção de idade, classe social ou etnia.
Ainda conforme o INCA, o câncer de mama lidera as estatísticas de mortalidade por câncer entre o público feminino, com as taxas mais elevadas nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. Em 2023, a estimativa é alarmante: 66,54 novos casos para cada 100 mil mulheres. Desde 2020, mais de seis mil pacientes, em tratamento contra o câncer de mama, têm sido atendidas nas unidades da Uopeccan em Cascavel e Umuarama.
“A importância da campanha diz respeito, primeiro, por ser um câncer que é o mais frequente da mulher, disparado, nós temos mais de 60 mil diagnósticos no Brasil todos os anos. É uma doença que a gente já conhece o tratamento, sabe como ela se desenvolve, temos estudos e, a nossa própria prática, comprova que esse diagnóstico precoce e, o início do tratamento mais cedo faz uma diferença muito grande com relação a taxa de cura, chegando a mais de 90%. Por isso a importância da campanha, da conscientização e de se fazer esses exames preventivos”, explicou o oncologista clínico da Uopeccan, Lucian Lucchesi.
Câncer de mama: sinais e sintomas
O câncer de mama pode ser percebido em fases iniciais, na maioria dos casos, por meio dos seguintes sinais e sintomas, de acordo com o INCA:
- Nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor: é a principal manifestação da doença, estando presente em cerca de 90% dos casos quando o câncer é percebido pela própria mulher;
- Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;
- Alterações no bico do peito (mamilo) como retrações;
- Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço;
- Saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos.
É fundamental que a mulher fique atenta aos sinais e sintomas, qualquer coisa anormal a indicação é procurar um médico. “O autoexame é muito importante, pode ajudar na detecção da doença e a mulher pode fazê-lo em casa, após sair do banho, por exemplo. Observar no espelho o aspecto dessa mama, se ela está assimétrica, se há alguma diferença que chama atenção, com a palpação perceber de repente, algo de alterado que não tinha antes. Vale um adendo, o autoexame da mama não substitui a mamografia e nem outros exames médicos. É algo que pode ajudar, fazer diferença, mas não deve substituir as outras medidas de detecção”, enfatizou o profissional da Uopeccan.
Mamografia: exame essencial para diagnóstico precoce
A mamografia é o principal exame na busca por um diagnóstico precoce do câncer. Na Uopeccan – somando dados de Cascavel, Umuarama e Medianeira – já foram realizadas mais de 90 mil mamografias entre 2020 a agosto de 2024.
“A mamografia hoje, está indicada para as mulheres a partir dos 40 anos de idade. Esse exame deve ser feito de forma anual e para aquelas mulheres que tem algum histórico na família, principalmente, parente de primeiro grau como mãe, irmã, poderiam começar essa triagem já a partir dos 35 anos. A importância do exame é a gente fazer a detecção precoce da doença, antes dela causar sintomas, pois isso aumenta muito as chances de sucesso no tratamento”, esclareceu Dr. Lucian.
É imprescindível que as mulheres façam acompanhamento médico regularmente, em qualquer idade. Além disso, existem outras formas de prevenir o câncer de mama, conforme destaca a profissional.
“Alguns fatores de risco e que podem ser prevenidos, são aqueles relacionados, principalmente, a alimentação, pois sabemos que a obesidade é um fator de risco para câncer de mama. Então o cuidado com saúde nesta questão, fazer exercício físico, ter uma boa alimentação pode ajudar. O tabagismo também pode ter relação e a parte de reposição hormonal – uso de anticoncepcional – tudo isso tem que ter uma boa orientação e entender que pode aumentar o risco para essa doença”, explicou o médico.
Agendamentos de mamografia
Fique atenta aos sinais do câncer de mama, pois eles podem variar de mulher para mulher. É essencial conhecer seu corpo e estar atenta a qualquer mudança.
Se suspeitar de algo, não hesite em procurar um médico e solicitar os exames necessários, com destaque para a mamografia. Na Uopeccan, oferecemos atendimentos diários, equipados com tecnologia de ponta para garantir a melhor assistência.
Lembre-se: mulheres com mais de 40 anos podem agendar a mamografia sem necessidade de pedido médico. Entre em contato pelos canais abaixo para agendar seu exame.
Cascavel: (45) 2101-7015 ou (45) 2101-7112
Umuarama: (44) 2031-0755 ou (44) 2031-0754
Medianeira: (45) 3126-0700
Agendamento online: outubrorosa.uopeccan.org.br/
(Reportagem: Assessoria Uopeccan)