Emoção marca cerimônia de inauguração da clínica especializada de atendimento ao autista
Projeto idealizado pela primeira-dama terá equipe multidisciplinar com 70 profissionais
Umuarama é uma das primeiras e únicas cidades do Brasil a ter uma clínica exclusiva para o atendimento de pessoas com autismo. O IAITEA (Instituto de Atendimento ao Indivíduo com Transtorno do Espectro Autista) foi inaugurado na noite desta segunda-feira (30/09) em cerimônia marcada por momentos de muita emoção, tanto pela importância do projeto, quanto pelas grandes possibilidades que se abrem no cuidado a crianças, adolescentes, jovens e adultos diagnosticados com o transtorno.
O IAITEA, que fica nas esquinas das ruas Ministro Oliveira Salazar e Dr. Paulo Pedrosa de Alencar (antiga Secretaria de Saúde), terá cerca de 70 profissionais para atendimento integrado, dentro da Análise do Comportamento Aplicada (ABA – Apllied Behavior Analysis) e, neste primeiro momento, ao menos 80 pacientes já começarão a ser acompanhados por assistentes terapêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos, assistentes sociais, musicoterapeutas, nutricionistas, psicólogos, psicomotricistas, psicopedagogos e terapeutas ocupacionais.
A ideia de montar uma ‘clínica exclusiva’ para os autistas é da primeira-dama, Maria Dulce Barreiros Pozzobom, que é neuropsicomotricista com clínica especializada e livros sobre o tema. Visivelmente emocionada, Dulce contou um pouco da trajetória da semente até a concretização do que ela classifica como ‘um sonho que só se tornou possível graças ao apoio incondicional do prefeito Celso Pozzobom e a dedicação da equipe envolvida no projeto’.
Ela agradeceu o trabalho realizado por cada um dos profissionais que se dedicaram na construção desse projeto, que tem mais de 15 anos. “Quando iniciei o atendimento no meu consultório, há uma década e meia, vislumbrei essa possibilidade e pedi a Deus para que providenciasse tudo. Agora, nesta noite onde estamos reunidos entre profissionais que se dedicam às pessoas com autismo, familiares, vamos dar início a uma nova era, um novo caminho, oferecendo um mundo onde as possibilidades serão ampliadas e muitas crianças vão aprender mais e a viver melhor, aqui, nesta clínica gratuita. E tudo graças ao apoio do prefeito Celso Pozzobom”, reforçou.
O secretário municipal de Saúde, Edson dos Santos Souza, falou sobre a obra, que envolveu diversas secretarias. “Além da Saúde, trabalhamos em parceria com a Educação e com Obras. A administração municipal aportou recursos na ordem de R$ 3 milhões de reais, entre estudos, projetos, obras físicas e adequações necessárias, concurso público e capacitações específicas dos profissionais que já estão trabalhando. Não temos dúvida de que será uma referência para outros municípios”, pontuou.
Rede de Apoio
O IAITEA oferece espaço terapêutico especializado para pessoas com transtorno do espectro autista, comprometido com a excelência e o cuidado para construir independência e enriquecer a qualidade de vida por meio de um serviço humanizado e integral, como explica a Renata Ortiz, coordenadora do Instituto. “A intervenção será fundamentada por meio da avaliação global de repertório comportamental, com o objetivo de elaborar o plano de tratamento individualizado”, explica.
Celso Pozzobom também fez questão de elogiar – e agradecer – à esposa por dedicar-se às pessoas que necessitam de apoio integrado e, a partir de agora, terão tudo centralizado do IAITEA. “Com o aumento de profissionais que atuam diagnosticando o autismo, também teremos um aumento dos casos. E isso nos traz a preocupação de oferecer esse atendimento especializado. A Dulce é uma mulher que tem essa visão de socorrer, de ajudar, de oferecer condições para que os pacientes tenham uma vida melhor. Essa conscientização sobre o autismo é um primeiro passo que nossa cidade dá para se firmar como uma sociedade inclusiva e acolhedora para todas as pessoas”, afirmou.
Presenças
Autoridades e representantes de instituições diversas participaram da inauguração do IAITEA, como o promotor de Justiça do MP-PR Dr. Marcos Antonio de Souza, o diretor de Inovação da Unipar, Giullianno José Mazetto de Castro, a chefe da 12ª Regional de Saúde, Viviane Herrera, os terapeutas Felipe e Victor Tarden, do Grupo Contingência de Londrina, o gerente da Sanepar, Rafael Pires, e secretários municipais.
(Assessoria PMU)