Saúde

Dia do Nutricionista: mais de 35 mil refeições são servidas por mês na Uopeccan

Além da quimioterapia, radioterapia, medicamentos e exercício físico, a alimentação está entre os fatores essenciais para combater o câncer. Nessa missão de orientação e cuidado com a dieta dos pacientes, a equipe o Serviço de Nutrição e Dietética (SND) é primordial na luta contra a doença.

São mais de 35 mil refeições preparadas por mês no Complexo Hospitalar Uopeccan, incluindo pacientes, acompanhantes, colaboradores e Casa de Apoio. No dia 31 de agosto comemora-se o Dia do Nutricionista, a Uopeccan, que conta com 8 nutricionistas, destaca a importância desses profissionais no ambiente hospitalar.

O nutricionista é responsável por acompanhar todo o processo de produção dos alimentos, preparo, higiene, distribuição e elaboração de cardápios até o atendimento aos pacientes.

“Os planos de alimentação e o monitoramento do estado nutricional é avaliado individualmente, de acordo com as necessidades específicas de cada paciente. O profissional pode alterar não só os tipos de alimentos, como também, a quantidade e a frequência com que eles devem ser consumidos”, ressaltou a nutricionista, Bruna de Lima.

Para Zilma Dias Oyama, depois de três dias se alimentado por dieta líquida devido pós-operatório da retirada do tumor retroperitoneal, a hora do almoço foi muito aguardada. “A sopa estava deliciosa, a equipe do hospital sempre me cuida com muito amor e dedicação. Já é a segunda vez que precisei voltar aqui na instituição para realizar a cirurgia”, destacou.

Devido aos sintomas da doença junto com os efeitos colaterais do tratamento, ou seja, quimioterapia, hormonioterapia, radioterapia, cirurgia, imunoterapia e o transplante de medula óssea, os efeitos colaterais, acabam dificultando a realização de uma dieta saudável.

“Quando a cabeça e o pescoço e órgãos como esôfago, estômago, intestino, pâncreas ou fígado, são afetados pela doença, a absorção dos nutrientes se torna mais difícil, prejudicando a preservação das funções do organismo”, explica nutricionista.

Ala Covid

No início do mês de março deste ano, a Uopeccan de Umuarama começou atender exclusivamente pacientes oncológicos e casos suspeitos e confirmados da covid-19, pacientes clínicos, cirúrgicos e ortopédicos passaram ser atendidos nas demais hospitais do município.

“A ausência de apetite é um sintoma muito presente, podendo resultar em perda de peso com comprometimento principalmente do sistema imunológico e também de massa muscular, fundamental para manutenção dos órgãos e tecidos. Além disso, pode levar a um quadro de desnutrição ou carências nutricionais a longo prazo, trazendo um resultado tardio no tratamento”, diz a nutricionista, Franciele Stefanoni Cia.

(Assessoria Uopeccan)

Jaqueline Mocellin

Recent Posts

Umuarama: Trecho em pavimentação na Estrada Iara já recebe capa asfáltica

A execução acontece através de mão de obra e equipamentos da Prefeitura, além de recursos…

5 horas ago

PM prende duas pessoas com cigarros contrabandeados em Umuarama

A carga de cigarros contrabandeados totalizou 9 caixas e foi entregue na Polícia Federal de…

6 horas ago

Noite de autógrafos celebra criação de livro coletivo na Escola Municipal Evangélica

Evento marcou o encerramento do projeto “Todo Dia é Dia de Leitura”, que incentiva leitura…

7 horas ago

SRU confirma Henrique e Juliano na grade de shows da Expo Umuarama 2026

A dupla subirá ao palco no sábado, 14 de março, data tradicionalmente reservada a apresentações de…

7 horas ago

Paraná começa a vacinar gestantes contra bronquiolite após distribuição de imunizante

Primeiro lote, com 37.120 doses, foi distribuído às 22 Regionais de Saúde

7 horas ago

Formatura do Proerd mobiliza comunidade escolar em Tuneiras do Oeste

Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas

8 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais