Umuarama

Umuaramenses participam de homenagem a Tomeya Sasahara em São Paulo

Quatro umuaramenses ligados ao Projeto Anjos do Tatame da Casa Dona Maria da Sopa participaram de um evento em homenagem ao mestre de artes marciais Tomeya Sasahara, morto em 2019 em um acidente de trânsito.

O evento Strik Tomeya Fight, que aconteceu no último fim de semana, em Avaré, São Paulo, reuniu os grandes campeões de MMA (Artes Marciais Mistas), entre eles Thomas Almeida, maior pontuador do UFC.

Além do professor Rogério Maia Gavassi, que é um dos coordenadores do projeto, também participaram do evento Fabiana Gregianim Gavass, presidente da ONG de artes marciais Tomeya Sasahara, Sensei Douglas Harra e Leandro Lira Dreid, primeiro faixa preta do homenageado.

“Tomeya era uma pessoa muito querida aqui em Umuarama. Lá, na cidade natal dele, pude ver o amor que as pessoas tinham por ele. Era uma grande pessoa, generosa e de bom coração. Sou o que sou hoje por causa dele. Ele mudou minha vida através do jiu-jitsu”, afirmou Rogério Maia Gavassi.

A mãe de Tomeya, Maria Sasahara, também participou da homenagem ao filho. “Nós ficamos na casa dela. Nos tratou com muito amor. Visitamos o túmulo dele. Ela tem até o carro que tinha comprado para o filho. Aprendeu a controlar a dor”, destacou.

Acidente trágico

O mestre de artes marciais Tomeya Sasahara faleceu em 2019, aos 41 anos, após um acidente na BR-277, em Palmeira, quando voltava de uma viagem a Curitiba. No carro, um Ford Fusion, também estavam a noiva de Tomeya, Erika Bortot Soares, de 32 anos, e uma amiga do casal, a nutricionista Diná Taeko Moriyama Enokida, de 41 anos, que também faleceram.

Eles voltavam de um curso em Curitiba quando o automóvel bateu de frente com uma carreta após capotar na rodovia. Chovia muito na hora do acidente. Após a morte, um instituto foi criado para dar sequência ao trabalho do mestre, que atendia crianças carentes. Além de mestre de artes marciais, Tomeya também era campeão brasileiro e mundial de MMA.

Anjos do Tatame

Atualmente, o projeto Anjos do Tatame da Casa Dona Maria da Sopa atende cerca de 200 crianças das cidades de Umuarama, Maria Helena, Tapira e Cidade Gaúcha. “Estamos procurando uma sede para o projeto. Estávamos tentando um espaço na Praça Santos Dumont. Precisamos de um local no centro para podermos ter aulas todos os dias”, contou Rogério.

Foto: Colaboração/OBemdito
Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

Ginástica Rítmica da Unipar faz apresentação gratuita de espetáculo no dia 13

Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…

6 horas ago

Solenidade oficializa Dom Frei Pedro Cesário Palma como bispo diocesano de Jardim

O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano

6 horas ago

Apesar de apelo nacional, paralisação de caminhoneiros em Umuarama é incerta

Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento

6 horas ago

Programação de Natal movimenta Cruzeiro do Oeste com espetáculos e passeio do Papai Noel

Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio

7 horas ago

Ação entrega óculos gratuitamente para alunos da rede municipal de Umuarama

O projeto atendeu mais de 6.500 alunos e garantiu a entrega dos óculos para os…

7 horas ago

Medo de ataque escolar leva mãe a entregar armas em igreja no Paraná

PM apreendeu facas, machadinha, socos-ingleses e máscaras após denúncia

7 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais