Sicred
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Jaqueline Mocelin Publisher do OBemdito

Fotógrafos de Umuarama e da região registram cometa e falam sobre a experiência inacreditável

O 'cometa do século' segue brilhando no céu e pode ser visto principalmente no alvorecer

Jaqueline Mocelin - OBemdito
Publicado em 29 de setembro de 2024 às 18h03 - Modificado em 29 de setembro de 2024 às 18h03
Atlanta Pneus
Gastro Umuarama

Sabemos que cada fenômeno natural é único, acontece de uma forma, com intensidade e condições climáticas diferentes. E a passagem de um cometa, chamado de ‘cometa do século’, que está visível para quem mora em Umuarama e na região, também se tornou uma experiência única para um grupo de fotógrafos.

Asaff Saab de Souza, Mayara Cristina, Cristiano Barbon e Márcio Evangelista trabalharam duro para conseguir registrar o cometa C_2023 A3 (Tsuchinschan-Atlas). E eles compartilharam essa experiência inacreditável com OBemdito, além de terem enviado fotografias surreais.

Asaff tem 31 anos e é fotografo de paisagens e tempestades. Ele explica que todos os anos cometas passam pelo sistema solar, porém, a maioria é de pequena intensidade. “Esse prometia um bom brilho. Esperamos por meses a sua chegada. E veio bonito, surpreendeu a todos”, explicou.

O fotógrafo passou parte da madrugada de sábado (28) com os colegas Cristiano e Mayara registrando o cometa. Na madrugada deste domingo eles foram novamente à ‘caça’ do corpo celeste. “Eu já havia fotografado outros cometas, mas esse foi surreal. Uma cauda enorme, deu pra ver a olho nu. Uma experiência única na vida!! Ainda mais acompanhado por amigos fotógrafos e apaixonados pela natureza”, afirmou Asaff.

Para fazer os registrou ele usou uma câmera Nikon D5300 e lente 70-300mm. “Fotografar o cometa foi um desafio. Além de acordar de madrugada, ajustar a configuração certa na câmera, buscar uma boa composição, não foi fácil”.

Asaff Saab De Souza 1

SURREAL

Mayara Cristina, 33 anos, também participou do desafio e contou como foi. “Não sei nem descrever a sensação ao ver a primeira foto, foi surreal! Tanto eu, como os meninos ficamos impressionados com o tamanho e o brilho do cometa, ficávamos boquiabertos a cada clique”, disse. A fotógrafa usou uma câmera SonyA6000 e lente 55-210mm para fazer seus registros.

Ela contou que este é o terceiro cometa que consegue registrar. “Superou minhas expectativas, pois realmente ele é muito grande e muito brilhante, tanto que não tivemos dificuldades para encontrá-lo, pois era visível a olho nu, mas hoje em dia tem muitos aplicativos que apontam exatamente para o local. Fui dormir tarde e acordei às 4h para sair, mas já valeu a pena quando vi o primeiro registro”, enfatizou.

Mayara Domingo (1)

EMOÇÃO ÚNICA

Márcio Evangelista, morador em Ivaté, usou uma Canon 6D Mark 1 e lente 24/105 mm para tirar suas fotos. “Fazia 5 ou 6 dias que estava tentando, mas o céu estava cheio de fumaça e não era possível. Na madrugada de sábado foi possível e no domingo também estava bem visível. A emoção foi única, emocionante e histórica”, afirmou. Márcio disse que essa foi a primeira vez que fez foto de cometa.

Márcio Evangelista (2)

TELESCÓPIO

Cristiano Barbon, 37 anos, também fez registros do cometa. Ele costuma fazer fotos do céu com um telescópio de fabricação caseira. Professor de Educação Física da rede municipal de Umuarama, o fotógrafo utilizou uma câmera DSLR e um telescópio que ele mesmo montou, com uma plataforma de acompanhamento – também feita por ele.

O professor disse que foram vários dias com muita fumaça no céu e que, por sorte, choveu antes do cometa passar. “Esse cometa é completamente diferente do que eu imaginava. Se você está em um lugar escuro é possível ver a olho nu. É impressionante. Tanto que na astronomia normalmente fazemos várias imagens para empilhar e conseguir um resultado bom. Essa minha imagem foi somente com uma foto. Isso mostra como esse cometa é especial e presenciar isso tudo foi mágico”, argumentou.

Cristiano Barbon (2)

É possível acompanhar o trabalho dos fotógrafos da reportagem através de seus perfis no Instagram. Confira abaixo:

Mayara: @maymobgrafia e @umuaramaemfoto

Asaff Saab De Souza 3
Asaff Saab De Souza
Cristiano Domingo
Foto: Cristiano Barbon

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.