Polícia Federal encerra investigação sobre as 161 armas de fogo apreendidas em Iporã e Perobal
Foram expedidos três mandados de prisão preventiva, sendo dois cumpridos e um dos suspeitos continua foragido
Nesta sexta-feira (27) a Polícia Federal encerrou investigação policial que teve por escopo a identificação de destinatários/receptadores de 161 armas de fogo, além de acessórios e munições, aprendidos no dia 18 de janeiro de 2023 nos municípios de Iporã e Perobal.
Na ocasião, a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) abordou de dois caminhões que trafegavam em comboio pela rodovia PR-323, encontrando a carga ilícita e realizando a prisão em flagrante dos dois motoristas. Os dois motoristas foram condenados pela Justiça Federal a penas que totalizaram mais de 14 anos de reclusão e multa.
Com o prosseguimento da investigação policial pela PF, foi possível identificar dois indivíduos integrantes de facção criminosa destinatários/receptadores da carga ilícita de armas de fogo, acessórios e munições. Foi concluído pelos investigadores que um dos motoristas também integrava a organização criminosa dedicada ao tráfico de armas.
Foram expedidos três mandados de prisão preventiva pela Justiça Federal da Subseção Judiciária de Umuarama, dos quais dois foram cumpridos. Um dos investigados não foi localizado e está foragido.
Os investigados foram indiciados pela prática de tráfico de armas de calibre restrito e por integrarem organização criminosa, condutas tipificadas no Art. 18 c/c Art. 19 – Lei 10.826/2003 – Estatuto do Desarmamento e Art. 2º – Lei 12.850/2013 – Define organização criminosa e dispõe sobre a investigação criminal e dá outras providências.
A soma das penas abstratamente cominadas aos crimes investigados pode chegar ao total de 32 anos de reclusão e multa.