Foto: Assessoria PMU
Com o projeto ‘Horta União: Plantar ação para colher oportunidades’, estudantes da Sala de Recursos Multifuncional (SRM) da Escola Municipal Jardim União estão vivendo uma experiência prática e interdisciplinar no cultivo de plantas. A iniciativa conta com o apoio do Programa Agrinho e do Colégio Agrícola e oferece uma abordagem educativa e sensorial ao processo de cultivo.
O projeto foi desenvolvido com a participação ativa dos alunos, da professora Cibele da Cunha, equipe gestora, funcionários e parceiros da comunidade escolar. Os estudantes começaram escolhendo um local apropriado, próximo à sala de aula, e com a orientação da professora organizaram mudas e sementes para plantar.
O trabalho incluiu o preparo do solo e o plantio das mudas, oferecendo uma significativa experiência sensorial, onde as crianças exploraram o tato, a percepção visual, auditiva e olfativa. A professora Cibele avaliou a importância da iniciativa.
“O projeto Horta União é uma excelente oportunidade para que os alunos vivenciem o cultivo de plantas e aprendam sobre o cuidado com o meio ambiente de forma prática. A criação da horta permitiu que eles experimentem na prática o que aprendem em sala de aula, tornando a educação mais significativa, além de avançar rumo a uma alimentação mais saudável”, resumiu.
Além do trabalho prático os alunos visitaram o Colégio Agrícola de Umuarama, onde puderam aprender mais sobre práticas agrícolas e o impacto positivo da agricultura sustentável. Esta experiência adicional complementou o aprendizado e fortaleceu o entendimento dos alunos sobre o cultivo e o cuidado com o meio ambiente.
A coordenadora educacional da Secretaria de Educação, Patrícia Abucarma, ressaltou os benefícios da iniciativa. “A horta oferece aos alunos uma experiência que complementa o aprendizado teórico. A interação com a natureza e o envolvimento no cultivo ajudam a desenvolver um maior senso de responsabilidade e consciência ambiental”, afirmou.
A secretária de Educação, Mauriza de Lima Menegasso, destacou que “iniciativas como esta são fundamentais para a formação integral dos alunos”, disse. “Elas proporcionam uma conexão prática com o meio ambiente e promovem um aprendizado interdisciplinar, estimulando atitudes responsáveis e sustentáveis”, acrescentou.
O projeto demonstra como práticas educacionais interdisciplinares, apoiadas por parceiros comunitários, podem enriquecer o processo de aprendizagem e fomentar uma maior compreensão e valorização do cultivo sustentável e da preservação ambiental.
(Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais