Instituto Nossa Senhora Aparecida
Sicred
Redação Publisher do OBemdito

Caixa d’Água Boa entrega reservatórios para quase 80 famílias de Umuarama

Para serem contempladas, as famílias devem se enquadrar aos critérios do programa

Foto: Assessoria PMU
Foto: Assessoria PMU
Caixa d’Água Boa entrega reservatórios para quase 80 famílias de Umuarama
Redação - OBemdito
Publicado em 27 de setembro de 2024 às 06h58 - Modificado em 27 de setembro de 2024 às 07h35
Atlanta Pneus
Gastro Umuarama

O Programa Caixa d’Água Boa – parceria entre a Sanepar, o governo do Estado e a Prefeitura que prevê a distribuição de reservatórios e orientações sobre o uso racional da água –, chegou efetivamente a Umuarama nesta terça-feira, 24, com a entrega de 77 conjuntos que beneficiarão famílias acompanhadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social por meio do Cadastro Único (CadÚnico).

As caixas d’água e acessórios para instalação foram entregues pelo coordenador comercial na Sanepar em Umuarama, Rafael Sereia Pires, ao prefeito Celso Pozzobom e à secretária da Assistência Social, Dayanne Paola Demozzi, no pátio da Prefeitura, com a participação do secretário de Serviços Rodoviários, Mauro Liutti, e do diretor da Secretaria de Serviços Públicos, José Guimarães de Melo.

As famílias são acompanhadas pelo município por meio dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e foram capacitadas sobre o programa em treinamento no auditório do Centro da Juventude (Ceju), com o técnico ambiental Elder Robson Myszkovski, da Sanepar.

O município aderiu ao programa e no final do ano passado, após a aprovação do prefeito Celso Pozzobom. “Serão atendidas residências que não contam com caixa d’água, cujos moradores sofrem os efeitos da falta de água quando há manutenção do sistema ou algum incidente. Com o reservatório eles terão mais segurança para suas necessidades diárias, mas é importante que instalem as caixas assim que as receberem”, afirmou o prefeito.

Para serem contempladas, as famílias devem se enquadrar aos critérios do programa, que prevê a doação de uma caixa de 500 litros, capacitação para a instalação e manutenção adequada (já realizada) e o repasse de R$ 1 mil a cada moradia beneficiada, para custear a instalação.

A secretária Dayanne Demozzi enalteceu a parceria e disse que o programa garante mais segurança às famílias em situação de vulnerabilidade, que não serão mais atingidas durante eventuais cortes no abastecimento de água. O programa beneficiou duas mil famílias no ano passado, em 100 municípios paranaenses. Cada uma delas recebeu a caixa de 500 litros, tubulação e base em madeira autoclavada, com o investimento de R$ 2,2 milhões da Sanepar.

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.