Foto: Patryck Madeira/SEDEST
A fumaça pode voltar a afetar o Paraná devido a correntes de vento vindas da região Norte do Brasil, conforme alerta do MetSul. O Rio Grande do Sul é o estado mais impactado. A primeira semana da primavera promete o retorno da fumaça ao Sul, com base em dados de modelos de dispersão de aerossóis.
Segundo o MetSul, o número de focos de calor por queimadas neste mês no Brasil já chega a 71.019, ultrapassando a média histórica de setembro, que é de 64.052. Parte da fumaça que atinge o Sul tem origem na Bolívia, onde a quantidade de queimadas está muito acima do normal. Além disso, os ventos chegam através de uma corrente de jato em baixos níveis, que se origina no Sul da Amazônia.
Essa corrente traz ar quente, o que explica a onda de calor que afeta o Paraná. Junto com o ar quente, a fumaça das queimadas também se desloca para a região. O céu, por isso, pode ficar mais acinzentado e com aspecto fosco no Sul do país. Ainda de acordo com o MetSul, a fumaça da Amazônia pode descer até o Sul, alcançando inclusive a região de Buenos Aires e, em casos raros, o Norte da Patagônia.
(Com informações Massa News)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais