Foto: Patryck Madeira/SEDEST
A fumaça pode voltar a afetar o Paraná devido a correntes de vento vindas da região Norte do Brasil, conforme alerta do MetSul. O Rio Grande do Sul é o estado mais impactado. A primeira semana da primavera promete o retorno da fumaça ao Sul, com base em dados de modelos de dispersão de aerossóis.
Segundo o MetSul, o número de focos de calor por queimadas neste mês no Brasil já chega a 71.019, ultrapassando a média histórica de setembro, que é de 64.052. Parte da fumaça que atinge o Sul tem origem na Bolívia, onde a quantidade de queimadas está muito acima do normal. Além disso, os ventos chegam através de uma corrente de jato em baixos níveis, que se origina no Sul da Amazônia.
Essa corrente traz ar quente, o que explica a onda de calor que afeta o Paraná. Junto com o ar quente, a fumaça das queimadas também se desloca para a região. O céu, por isso, pode ficar mais acinzentado e com aspecto fosco no Sul do país. Ainda de acordo com o MetSul, a fumaça da Amazônia pode descer até o Sul, alcançando inclusive a região de Buenos Aires e, em casos raros, o Norte da Patagônia.
(Com informações Massa News)
Neste ano, sete drones de pulverização foram adquiridos pela Seed-PR, com investimento superior a R$…
A oficial de 27 anos inicia nova fase da carreira em Iporã e amplia a…
O dado, compilado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), consta na Síntese…
Vítima procurou a Polícia Militar após perceber furto em obra no Jardim Bela Vista
Letícia Ferreira da Silva assume vaga pelo quinto constitucional da OAB-PR em cerimônia transmitida pelo…
Polícia Militar recolhe cartucho calibre .38 encontrado por morador na tarde de quarta-feira (3)
Este site utiliza cookies
Saiba mais