Secretaria de Saúde disponibiliza calendários de vacinação no site da prefeitura de Umuarama
Documentos são importantes para que o cidadão acompanhe datas e idades recomendadas no Programa Nacional de Imunizações
A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou os calendários técnicos de vacinação definidos pelo Departamento do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde. Os documentos servem para que o cidadão possa acompanhar as idades e datas corretas para que crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes devem tomar as mais de 30 vacinas liberadas pelo SUS (Sistema Único de Saúde) nas unidades de saúde.
O Programa Nacional de Imunização (PNI) é uma referência internacional de política pública de saúde, como explica o secretário municipal de Saúde, Edson de Souza Santos. “O país já erradicou, por meio da vacinação, doenças de alcance mundial como a varíola e a poliomielite (paralisia infantil). Toda a população brasileira tem acesso gratuito a todas as vacinas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS)”, explica.
Para ter acesso aos quatro calendários de vacinação, o caminho é ‘relativamente fácil’, segundo Maristela de Azevedo Ribeiro, diretora da Covisa (Coordenadoria de Vigilância em Saúde). “Basta acessar o site da prefeitura, em https://umuarama.pr.gov.br, depois clicar no ícone Secretarias, depois em Saúde, depois em Covisa e finalmente em Vigilância Epidemiológica. Lá o cidadão encontra o Calendário Nacional de Vacinação da Criança, do Adolescente, do Adulto e do Idoso e da Gestante”, relata.
A coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI), Vitória Todero Uliana, comenta que é importante completar o calendário nacional de vacinação para proteger o indivíduo em todos os ciclos de vida, desde o nascimento. “Entre as doenças imunopreveníveis por estas vacinas estão a poliomielite, sarampo, rubéola, tétano, coqueluche e outras doenças graves e muitas vezes fatais”, pontua.
Ela acrescenta que o Calendário Nacional de Vacinação pode ajudar a descobrir quais vacinas os cidadãos precisam e quando tomar. “As vacinas disponibilizadas pelo SUS são seguras e de vital importância para proteção da população”, afirma
E segue: “O calendário de vacinação é dinâmico e muda de acordo com a situação das doenças. Um exemplo é a vacina da gripe, cuja composição é atualizada anualmente para se adequar ao vírus que mais está circulando no momento”.
CONFIRA OS LINKS ABAIXO:
Calendário Nacional de Vacinação – DA CRIANÇA
Calendário Nacional de Vacinação – DO ADOLESCENTE
Calendário Nacional de Vacinação – DO ADULTO E DO IDOSO
Calendário Nacional de Vacinação – GESTANTE
(Assessoria PMU)