Instituto Nossa Senhora Aparecida
Sicred
Redação Publisher do OBemdito

Grupo Especial de Inspeção em Voo inspeciona e homologa Papi no aeroporto

O equipamento, que foi instalado pela Prefeitura, por meio de uma empresa especializada, orienta os pilotos de aeronaves durante pousos de precisão

Foto: Alisson Lopes
Foto: Alisson Lopes
Grupo Especial de Inspeção em Voo inspeciona e homologa Papi no aeroporto
Redação - OBemdito
Publicado em 22 de setembro de 2024 às 12h38 - Modificado em 22 de setembro de 2024 às 17h15
Gastro Umuarama

O Aeroporto Regional Orlando de Carvalho recebeu neste sábado (21), a visita do FAB-6050 Hawker 800XP da Força Aérea Brasileira (FAB) com a missão de inspecionar e homologar o Indicador de Percurso de Aproximação e Precisão – o chamado Papi (Precision Approach Path Indicator). O equipamento orienta os pilotos de aeronaves durante pousos de precisão.

A aeronave faz parte do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), uma equipe técnica especial da FAB que utiliza aviões-laboratório para certificar procedimentos de voo por instrumentos e é formada e treinada no Instituto de Controle do Espaço Aéreo do Centro Técnico Aeroespacial da FAB em São José dos Campos, instituição onde o também piloto e hoje diretor do Aeroporto Regional de Umuarama, Geraldo Portela Júnior, foi formado.

“Foi por meio dessa prévia coordenação com o CINDACTA2 e o GEIV e da verificação e garantia de que a equipe de solo do Aeroporto de Umuarama seria capaz de fornecer todas as informações e executar os procedimentos solicitados, durante as passagens, que esse voo foi possível sem interrupções e de forma eficiente possibilitando a homologação sem a necessidade de voos adicionais em outras datas”, explicou Portela.

Durante um voo de aproximadamente quatro horas ininterruptas, foram executadas várias passagens sobre a pista e verificados os procedimentos de aproximação por GPS, a separação com os obstáculos na aproximação das duas cabeceiras, intensidade das luzes do Papi, rampa de aproximação e confiabilidade dos sistemas elétrico e de geradores do aeroporto.

“É importante ressaltar que para que os procedimentos de aproximação por instrumentos sejam precisos é necessário um conjunto de equipamentos que fornecem informações às aeronaves e foi esse conjunto na totalidade, além do PAPI, que foi verificado nessa missão, o que certifica o aeroporto de Umuarama como um dos mais modernos do Paraná e região”, completa Portela.

O Papi foi instalado pela Prefeitura de Umuarama por meio de uma empresa especializada de engenharia, contratada mediante licitação para o fornecimento e instalação dos dois conjuntos completos de equipamentos de auxílio à navegação aérea, um para cada cabeceira. O trabalho foi finalizado em outubro de 2023 e desde então tem passado por várias etapas de inspeções e verificações.

“O processo foi iniciado na administração Celso Pozzobom e permitirá o desenvolvimento mais rápido da nossa economia, beneficiando praticamente todos os setores”, explicou o secretário de Indústria, Comércio e Inovação, Junior Ceranto. O investimento no Papi foi de R$ 820 mil e a administração teve se aportar recursos próprios, porque durante o período em que Pozzobom esteve afastado da gestão, a Prefeitura perdeu o recurso disponibilizado pela Secretaria Nacional de Avião Civil (SAC) para esta aquisição, como outros recursos, por pendências que resultaram em falta de certidões.

“A equipe veio com o jato da FAB fazer a aferição do equipamento para homologação. Após o trabalho, ele foi conferido e homologado nas duas cabeceiras da pista. Agora aguardaremos a publicação da portaria com a certificação final. O Papi é uma das últimas exigências para a operação de aeronaves de médio porte, como o avião ATR 72, tão aguardado pela população da cidade e região para o transporte de passageiros”, afirmou o secretário.

Além dos voos de aeronaves particulares, o aeroporto de Umuarama conta com uma linha aérea para Curitiba que oferece três voos semanais – às segundas, quartas e sextas-feiras. A criação dessa linha, bem como a possibilidade de ampliar os destinos e utilizar aeronaves maiores, só foi possível após investimentos de mais R$ 7 milhões em obras realizadas em parceria entre o município, o governo do Estado e a União, ainda na primeira gestão do prefeito Celso Pozzobom.

As obras envolveram a construção de aterro, ampliação e deslocamento da pista, recape asfáltico, ampliação do pátio de manobras, transferência do posto de abastecimento, ampliação do terminal, esteira de bagagem, abrigo e acesso pavimentado para o veículo de combate a incêndios, acessibilidade e aquisição de equipamentos de operação, como estação de radiocomunicação e estação meteorológica, além do Papi que agora está homologado.

O equipamento reforça o nível de segurança das operações. “É mais um passo para consolidarmos o aeroporto regional como opção viável para o transporte de passageiros e de cargas, conectando Umuarama e a região aos grandes centros e, por conexões aéreas, ao resto do mundo”, disse Junior Ceranto.

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.