Foto: PMU
Com o objetivo de substituir a iluminação convencional por luminárias de LED, um sistema que oferece maior eficiência e economia de energia, a administração municipal de Umuarama está avançando em mais uma fase de modernização da iluminação pública. Nesta etapa, serão substituídas ou instaladas 1.302 luminárias convencionais e 63 postes ornamentais, com um investimento total de R$ 2.950.000.
O prefeito Celso Pozzobom tem acompanhado de perto o progresso do projeto, que abrange ruas e avenidas de diversos bairros da cidade. Em declaração, Pozzobom afirmou: “Com a finalização desta etapa, teremos mais de 80% da cidade com iluminação de LED e ainda restarão cerca de 3,5 mil a 4 mil luminárias para completar toda Umuarama. Queremos alcançar o final do ano com quase 100% da cidade iluminada com esse sistema”.
O prefeito ressaltou as vantagens da modernização, destacando a economia em energia elétrica e manutenção, além da melhoria na qualidade da iluminação e segurança para a população, tanto no trânsito quanto em deslocamentos a pé. “A economia obtida com essa modernização será reinvestida na expansão do sistema”, explicou Pozzobom.
O secretário municipal de Serviços Públicos, Carlos Alberto de Assis, informou que está em andamento um novo processo licitatório para a implantação de iluminação de LED com postes ornamentais nas praças Santos Dumont e Hênio Romagnolli, além da avenida Rio Branco, abrangendo a Prefeitura, a Câmara de Vereadores e o Centro Cultural Vera Schubert.
As luminárias serão instaladas em ambos os lados da avenida e no canteiro central. O mesmo processo inclui uma extensão de rede na avenida Goiânia, que atenderá à Escola Municipal Maria Augusta Amaral Picelli, ao Centro da Juventude de Umuarama (Ceju) e à UBS Bem-Estar. “Esse investimento transformará o visual noturno desses ambientes, tornando-os mais seguros e atraentes para a população”, afirmou o secretário.
Na atual etapa de substituição, 1.239 luminárias de LED foram instaladas em vias públicas da Zona IV, Parque Residencial Interlagos, e nos jardins Carolina, Panorama, São Marcos, Tangará, Indaiá e Iguaçu; nos parques Campo Belo, Firenze, Bonfim, Alto da Paraná e Residencial da Gávea, além dos jardins Nova América e Real e do Parque Lago Azul.
Também foram instaladas 69 luminárias ornamentais na Praça Itália e no futuro Parque dos Ipês, e 63 luminárias em extensões de rede na avenida Frei Orlando Raimundo Busatto e nas ruas Mônaco, Paulo Ferraz da Silva, Ângelo Villar, Luíza da Costa Ferreira, Francisco Buosi e Dracena.
(Com informações PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais