Umuarama

Ambulatório de Infectologia promove conscientização sobre doenças para jovens e adolescentes

O Ambulatório Municipal de Infectologia, divisão da Secretaria Municipal de Saúde de Umuarama responsável por todas as ações de prevenção e tratamento de infecções sexualmente transmissíveis, tem um trabalho constante de promoção e cuidados da saúde. Neste mês de setembro, entre outros eventos, o cronograma tem ao menos seis ações programadas, a começar por duas palestras na próxima quinta-feira (19).

De acordo com Maria de Lourdes Gianini, coordenadora do Ambulatório de Infectologia, o Teatro de Centro Cultural Vera Schubert será palco de apresentação especial sobre ‘Saúde Mental’ com a médica psiquiatra Larissa Carrião Janeiro, com participação da psicóloga Lucineia Ceolin e da estagiária Lorena Ruiz.

“Teremos como público-alvo os alunos do 7°, 8° e 9° anos do Ensino Fundamental e 1° e 2° anos do Ensino Médio do Colégio Estadual Professor Paulo Alberto Tomazinho. A palestra será a partir das 8h30”, detalha.

Ainda na quinta-feira, a partir das 13h, a psicóloga Lucineia Ceolin e a estagiária Lorena Ruiz vão até o espaço gourmet da Panificadora Real para apresentar uma capacitação sobre a sífilis, direcionada aos colaboradores da empresa.

“É importantíssimo falar com adolescentes, jovens e adultos, homens e mulheres, sobre as ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis). Por isso temos esse olhar sempre atento para esta questão da informação”, afirma Maria de Lourdes.

Na segunda-feira (23) o trabalho continua com palestra sobre métodos contraceptivos, ministrado pela enfermeira Juliana Frasquetti com apoio da estagiária Jaqueline Sereia. “Alunos do 1° ano A do Ensino Médio do Colégio Professor Paulo Tomazinho terão a oportunidade de participar deste bate-papo sobre um tema importantíssimo. Adolescentes e jovens têm espaço aberto para apresentar seus questionamentos e dúvidas, que devolvemos em forma de informação de forma clara e direta”, comenta.

E o tema Métodos Contraceptivos segue a outros alunos do Colégio Estadual: na terça-feira (24) para alunos do 1° ano B, na quarta-feira (25) para o 1° ano C e na quinta-feira (26) para o 1° ano D. “Quanto mais informações conseguimos difundir, menos pessoas vão ficar doentes ou enfrentar problemas de uma gravidez indesejada desnecessariamente. Por isso nossos médicos, enfermeiros, psicólogas e estagiários estão sempre desenvolvendo projetos, ações e atividades para atingir a um maior número possível de pessoas”, detalha a coordenadora.

(Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

Ginástica Rítmica da Unipar faz apresentação gratuita de espetáculo no dia 13

Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…

6 horas ago

Solenidade oficializa Dom Frei Pedro Cesário Palma como bispo diocesano de Jardim

O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano

6 horas ago

Apesar de apelo nacional, paralisação de caminhoneiros em Umuarama é incerta

Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento

6 horas ago

Programação de Natal movimenta Cruzeiro do Oeste com espetáculos e passeio do Papai Noel

Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio

7 horas ago

Ação entrega óculos gratuitamente para alunos da rede municipal de Umuarama

O projeto atendeu mais de 6.500 alunos e garantiu a entrega dos óculos para os…

7 horas ago

Medo de ataque escolar leva mãe a entregar armas em igreja no Paraná

PM apreendeu facas, machadinha, socos-ingleses e máscaras após denúncia

7 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais