Sicred
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Stephanie Gertler Publisher do OBemdito

Inmet emite alerta amarelo de tempestade para Umuarama e região

Há previsão de chuvas, ventos fortes e possibilidade de queda de granizo

Imagem: Inmet
Imagem: Inmet
Inmet emite alerta amarelo de tempestade para Umuarama e região
Stephanie Gertler - OBemdito
Publicado em 19 de setembro de 2024 às 16h05 - Modificado em 19 de setembro de 2024 às 16h05
Atlanta Pneus
Gastro Umuarama

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta quinta-feira (19), um alerta amarelo para tempestades na região de Umuarama, abrangendo parte do Paraná e Santa Catarina. O aviso entra em vigor às 2h30 e vai até às 12h desta sexta-feira (20).

Segundo o Inmet, há previsão de chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos fortes com velocidades de 40 a 60 km/h e possibilidade de queda de granizo. O órgão também destacou um risco baixo para cortes de energia elétrica, danos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos.

O órgão recomenda que, em caso de rajadas de vento, as pessoas evitem buscar abrigo sob árvores, pois há risco de quedas e descargas elétricas, além de evitar estacionar veículos perto de torres de transmissão ou placas de propaganda. Também é aconselhável desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, se for possível, para evitar acidentes.

Se necessário, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 e com o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

Áreas que podem ser atingidas pelo alerta de tempestade.

Simepar

Em Umuarama, o dia começou com temperatura amena nesta quinta-feira, registrando mínima de 20ºC, mas os termômetros subiram ao longo do dia, atingindo 34ºC às 15h, conforme dados do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). Além disso, a fumaça proveniente de queimadas em diversas regiões do Brasil voltou a encobrir o céu da cidade.

Na sexta-feira, o Simepar divulgou que a chegada rápida de uma frente fria pelo Sul do Brasil aumenta a chance de tempestades, com chuvas intensas, descargas atmosféricas e ventos fortes. No noroeste do estado, a instabilidade deve começar na madrugada e pode se prolongar até o sábado (21).

Captura De Tela 2024 09 19 152239
Imagem: Simepar

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.