Política

Sorrisal desiste de concorrer à reeleição e nega desgaste político

O vereador João Paulo Rodrigues Maciel de Oliveira, conhecido como Sorrisal, anunciou que não concorrerá à reeleição para a Câmara de Vereadores de Umuarama nas eleições de outubro. A decisão foi tomada após o registro de sua candidatura, com base nos artigos 69 e 72, caput, e § 4º, da Resolução nº 23.609/2019 do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que rege os procedimentos para escolha e registro de candidatos.

Em entrevista ao OBemdito na manhã desta terça-feira (17), Sorrisal, que ocupa a vice-presidência da mesa diretora, afirmou que sua decisão foi motivada por questões familiares, principalmente relacionadas à saúde de sua esposa.

“Minha esposa está com problemas cardíacos e precisará passar por uma cirurgia no coração. Ela está desmaiando com frequência e não pode passar por situações de estresse. Então preferi me dedicar a cuidar dela. Minha família é tudo para mim”, disse o vereador.

Sem acordos

Perguntado se assumiria algum cargo em uma eventual gestão de Hermes Pimentel (Progressistas), candidato a prefeito de Umuarama, caso ele seja eleito, Sorrisal afirmou que não houve nenhuma negociação ou conversa nesse sentido.

Desgaste político

Sorrisal também negou que sua decisão esteja relacionada a desgastes políticos acumulados durante seu mandato. Um dos episódios mencionados foi sua licença às vésperas da votação de um projeto de lei do Executivo que desregulamentou o salário dos professores municipais, que acabou aprovado com o voto do suplente convocado em seu lugar.

O vereador também lembrou sua atuação na base de apoio do governo municipal durante o período em que Pimentel assumiu a prefeitura, de janeiro de 2022 a julho de 2023. Na eleição de 2020, no entanto, os dois estavam em lados opostos, e Sorrisal chegou a entrar com processos judiciais contra o atual candidato a prefeito.

“Não fui contrário ao governo dele [Pimentel]. Fizemos uma denúncia lá atrás, mas foi tudo arquivado. Tenho documentos do Ministério Público que comprovam que não acharam nada. As falas dele na época foram para tentar manter a vice-prefeitura, que estavam tentando tirar dele”, afirmou Sorrisal.

Caminho aberto

De acordo com o vereador, pesquisas internas indicavam que ele teria boas chances de ser reeleito, precisando de apenas algumas centenas de votos a mais para garantir a vaga. “Tenho meus mil votos, e seria preciso trabalhar um pouco mais para chegar aos 1.300 ou 1.400 votos dentro do meu grupo”, explicou.

Futuro

O vereador, que também é empresário do setor moveleiro, com 10 funcionários, revelou que pretende, após concluir o mandato, se dedicar à família e aos negócios, além de continuar seus estudos. Ele terminou recentemente um curso de Gestão e atualmente está cursando uma pós-graduação.

Apesar disso, não descarta um retorno à política. “Aprendi muito nesse tempo. Por enquanto, vou cuidar da minha família e dos meus negócios. O futuro a Deus pertence, mas, por enquanto, essa é minha decisão”, concluiu.

Carreira política

Sonrisal, que ficou conhecido por seus vídeos com denúncias sobre o descaso público, obteve destaque nas eleições de 2020 ao ser eleito vereador, alcançando a 9ª maior votação entre os 10 vereadores eleitos, com um total de 1.199 votos. Em 2022, ampliou sua atuação política ao se candidatar ao cargo de deputado estadual, conquistando 6.004 votos, sendo o quinto mais votado na cidade para esse cargo, no entanto não se elegeu.

Foto: Arquivo Pessoal/Rede Sociais
Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

Vídeo mostra momento que a PCPR encontra ‘Dog Dog’, investigado por mortes de primas

O vídeo de uma câmera de monitoramento mostra o momento em que o Grupo Tigre…

9 horas ago

Polícia Militar de Iporã faz abordagem e fiscalização de veículos na PR-323

A Polícia Militar (PM) de Iporã realizou uma operação de abordagem e fiscalização de veículos…

10 horas ago

Umuarama: PM prende homem por descumprir medida protetiva e ir à casa da ex-mulher

A Polícia Militar (PM) prendeu um homem de 33 anos após ele descumprir uma medida…

10 horas ago

PM cumpre mandado de prisão por tráfico de drogas contra moradora de Alto Piquiri

A Polícia Militar (PM) cumpriu um mandado de prisão pelo crime de tráfico de drogas…

11 horas ago

Homem ofende e ameaça mãe e padrasto com motosserra em Umuarama

Uma ameaça de morte mobilizou a Polícia Militar (PM) de Umuarama na manhã deste sábado…

11 horas ago

Endocrinologista alerta que uso de canetas emagrecedoras pode causar perda muscular

O uso de medicamentos popularmente conhecidos como canetas emagrecedoras tem se mostrado eficaz no combate…

12 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais