Umuarama

Nova prática educativa é adotada pela Escola Maria Augusta Amaral Picelli

A Escola Municipal Professora Maria Augusta Amaral Picelli, mais nova unidade da rede municipal de ensino, inaugurada em maio deste ano pelo prefeito Celso Pozzobom após quase 10 anos de obras, iniciou uma nova rodada do Círculo de Construção de Paz, uma prática na qual cada turma da escola realizará três etapas de diálogo conduzido pelas facilitadoras.

A primeira etapa aconteceu agora em setembro e as duas próximas ocorrerão nos meses de outubro e novembro. O trabalho objetiva construir uma educação voltada para a paz, estimulando no cotidiano educacional práticas saudáveis de convivência e de relacionamento que, de fato, propiciem o desenvolvimento humano.

“Nesse sentido, a Secretaria Municipal de Educação e seus atores (professores, gestores, alunos, funcionários) propiciam às unidades educacionais as práticas de Justiça Restaurativa e os círculos de construção de paz que já acontecem desde 2021, quando a primeira turma de facilitadores do município foi formada”, lembra a coordenadora pedagógica do município, Patrícia Abucarma.

As práticas de Justiça Restaurativa e os círculos de paz tem se mostrado importantes na prevenção de conflitos, facilitando a construção do diálogo que gera o fortalecimento de vínculos entre os grupos de cada escola, “pois nos círculos os envolvidos têm vez e voz”, acrescenta a secretária municipal de Educação, Mauriza Lima Menegasso.

Os círculos trazem uma comunicação não violenta (CNV) que se respalda em honestidade e clareza, dispondo entre os participantes uma atenção respeitosa e empática, “contrapondo a comunicação violenta e reativa que muitas vezes ocorre no cotidiano de nossa sociedade”, reforça.

Os resultados alcançados mostram que esse esta metodologia é o melhor caminho. “Onde prospera o diálogo, a paz, o acolhimento e o respeito, observamos que é gerado sentimento de pertencimento ao local, tornando-o seguro, agradável para todos e propício ao ensino-aprendizagem”, completou a professora Patrícia Abucarma.

(Com informações PMU)

Redação

Recent Posts

Colisão lateral deixa passageira ferida na PR-323, em Tapejara

Uma colisão lateral deixou uma pessoa ferida na tarde de terça-feira (6), na PR-323, em…

1 minuto ago

Hilux é furtada durante a madrugada em frente a hotel em Umuarama

Uma caminhonete Toyota Hilux foi furtada durante a madrugada desta quarta-feira (7), na Rua Doutor…

21 minutos ago

PCPR deflagra operação contra organização suspeita de tráfico de cocaína em Umuarama

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) deflagrou na manhã desta quarta-feira (7) a Operação Beverly…

42 minutos ago

Nível da água do Rio Paraná está 1 metro acima do normal nos Portos Camargo e Figueira; com vídeos

Com as chuvas das últimas semanas, o nível da água no Rio Paraná está, pelo…

11 horas ago

Em ofensiva contra as apostas, cerca de 13,2 mil sites de bets ilegais são bloqueados

O governo federal informou nesta terça-feira (6) que já pediu o bloqueio de 13.241 sites…

11 horas ago

PM prende duas mulheres por tráfico na região da antiga rodoviária e apreende crack

A Polícia Militar (PM) prendeu duas mulheres por tráfico de drogas na região da antiga…

12 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais