Prefeitura de Umuarama apresenta resultados de projeto de auditoria em evento do TCE
Controlador interno expôs a experiência em participar do projeto para aprimoramento das políticas públicas para mais de 300 municípios
O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) realizou há alguns dias o curso sobre o ‘Prestação de Contas Anual dos Prefeitos – PCA’, sistema que as prefeituras devem ter para a apresentar dados ao Programa de Avaliação de Contas Municipais de Governo (ProGov). Umuarama foi representada pela equipe de profissionais da Controladoria Interna Municipal no evento que lotou o auditório do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-PR), em Curitiba.
Segundo o controlador interno Daniel Dutra de Souza, Umuarama apresentou sua experiência ao realizar o projeto, desenvolvido em parceria com o TCE, que faz a gestão de informações que contribuem com a melhoria das políticas públicas locais, principalmente em áreas como educação, saúde, assistência social, administração financeira, previdência e transparência.
“Para nós foi uma honra podermos expor o projeto para mais de 350 servidores públicos – em sua maior parte, controladores internos de municípios paranaenses”, registrou.
Acompanhado do assessor de controle interno, Leonardo Onishi, e dos contadores Anderson Martins e Claudecir Oliveira, Souza comentou que o evento foi organizado pela Escola de Gestão Pública (EGP) do TCE-PR para que os participantes tomassem contato com as inovações introduzidas por duas recentes publicações do TCE-PR: a Instrução Normativa nº 185/24, que atualizou a sistemática da Prestação de Contas Anual (PCA) dos prefeitos; e a Nota Técnica nº 29/2024, emitida pela Coordenadoria-Geral de Fiscalização (CGF) da Corte para estabelecer os procedimentos de análise da consistência de dados das referidas PCAs. “Sem dúvida um evento técnico de importantíssimo para a gestão pública”, pontuou.
A abertura do encontro teve a presença do coordenador-geral de Fiscalização do TCE-PR, Djalma Riesemberg Junior; do coordenador do ProGov, Eduardo Schnorr; do coordenador de Gestão Municipal (CGM) da Casa, Levi Rodrigues Vaz, e pelo vice-presidente do TCE-PR, conselheiro Ivens Linhares.
“O Tribunal de Contas do Paraná elogiou todas as propostas e experiências, destacando a importância de ações como essa para promover o desenvolvimento das administrações municipais, garantindo a correta aplicação dos recursos públicos”, finalizou o Controlador Interno.
(Com informações PMU)