Umuarama

Secretaria de Saúde de Umuarama se manifesta sobre a morte de jovem após atendimento no PA

A Secretaria Municipal de Saúde de Umuarama divulgou uma nota à imprensa para dar sua versão sobre a morte de um jovem de 25 anos que teria falecido por complicações médicas no último dia 9 de setembro, depois de ter procurado atendimento por várias vezes no Pronto Atendimento Municipal. A manifestação ocorre após a Polícia Civil divulgar nesta manhã de segunda-feira (16) que está investigando o caso.

Na nota, assinada pelo Secretário Municipal de Saúde, Edson dos Santos Souza, o secretário lamenta o falecimento e afirma que se solidariza com a família e que a situação está sendo investigada pela secretaria.

“Após a suspeita de possível erro no atendimento prestado no Pronto Atendimento Municipal, a direção administrativa e a direção clínica do PA iniciaram imediatamente uma investigação rigorosa do caso”, destaca a nota.

Ainda segundo a nota, a Secretaria de Saúde aguarda o laudo da necropsia e o parecer técnico completo sobre as causas do óbito. “Caso seja constatada qualquer falha no atendimento prestado ao paciente, os responsáveis serão responsabilizados de acordo com as normas internas e a legislação vigente”, completa.

O secretário finaliza a nota dizendo que a Secretaria reitera seu compromisso com a verdade e com a qualidade dos serviços prestados à população, e que o município não compactua com qualquer tipo de erro, considerando inadmissível um fato como esse em suas unidades de saúde.

“A vida é o bem mais precioso, e nossa prioridade é garantir o atendimento seguro e eficiente a todos os cidadãos”, conclui.

Investigação

Conforme a Polícia Civil, os familiares da vítima relataram que, no dia 1º de setembro, o jovem sofreu uma queda enquanto lavava a calçada de sua casa. A partir disso, por estar sentindo dores no braço e na perna, procurou o Pronto Atendimento Municipal de Umuarama por diversas vezes. Em todas as ocasiões, foi atendido e medicado, mas as dores não cessaram.

No dia 4 de setembro, após o agravamento do estado de saúde, o rapaz foi encaminhado ao Hospital Uopeccan. No hospital, ele foi submetido a procedimentos cirúrgicos, ficou internado por alguns dias, mas não resistiu e faleceu na madrugada do dia 9.

De acordo com o delegado, logo após tomar conhecimento dos fatos por meio do boletim de ocorrência registrado pela família, a Polícia Civil instaurou um inquérito policial para apurar os fatos e revelar a causa da morte.

Confira a nota na integra:

Esclarecimentos sobre o caso do paciente Giovanni Aparecido Alves

A Secretaria de Saúde de Umuarama vem a público prestar esclarecimentos sobre o falecimento do paciente Giovanni Aparecido Alves, ocorrido em 9 de setembro de 2024. O secretário de Saúde, Edson Souza, lamentou profundamente o ocorrido e se solidariza com a família do paciente, em nome do município, se colocando à disposição para o que for necessário.

Após levantada a suspeita de possível erro no atendimento prestado no Pronto Atendimento Municipal, a direção administrativa e a direção clínica do PA iniciaram imediatamente uma investigação rigorosa do caso.

A Secretaria de Saúde aguarda o laudo da necropsia e o parecer técnico completo sobre as causas do óbito. Caso seja constatada qualquer falha no atendimento prestado ao paciente, os responsáveis serão responsabilizados de acordo com as normas internas e a legislação vigente.

A Secretaria Municipal de Saúde reitera seu compromisso com a verdade e com a qualidade dos serviços prestados à população. O município não compactua com qualquer tipo de erro e considera inadmissível um fato como esse em nossas unidades de saúde.

A vida é o bem mais precioso e nossa prioridade é garantir o atendimento seguro e eficiente a todos os cidadãos.

EDSON DOS SANTOS SOUZA
Secretário Municipal de Saúde de Umuarama
16 de Setembro de 2024

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

11 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

11 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

12 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

13 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

15 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

16 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais