Foto: Danilo Martins/OBemdito
A Paróquia São Francisco de Assis já anunciou as datas para a tradicional festa do padroeiro de Umuarama. As comemorações começam no dia 25 de setembro, com as novenas, seguidas pela quermesse, que será realizada de 26 de setembro a 2 de outubro. No dia 4 de outubro, data dedicada a São Francisco de Assis, haverá missa solene, o tradicional almoço e a benção dos animais. O encerramento das festividades está marcado para 27 de outubro, com o leilão de gado.
O Frei Pedro Cesário Palma, OFMCap, em entrevista para OBemdito, destacou que a celebração ocorre desde 1961. “Já são 63 anos de festa. O objetivo principal é a confraternização da comunidade e o fortalecimento espiritual, com os nove dias de novena em homenagem ao nosso padroeiro. No dia da festa, teremos a missa solene às 9h30”, explicou o frei, ressaltando a importância da espiritualidade na festividade.
Além do caráter espiritual, a festa também tem como objetivo arrecadar fundos para as atividades religiosas e sociais da paróquia, como a Farmácia da Partilha e o Projeto Mais Vida, que oferecem apoio a famílias carentes. “Convidamos toda a comunidade e também os moradores de fora para participar, já que São Francisco é o padroeiro da cidade, e não só da nossa paróquia”, enfatizou o frei.
O almoço tradicional será no dia 4 de outubro, das 11h30 às 14h, com ingressos sendo vendidos a R$50. No cardápio, estão incluídos costela desossada, frango, arroz branco, arroz temperado, mandioca, farofa, salada verde e de repolho. Os convites estão disponíveis no escritório paroquial e com coordenadores de grupos.
A programação da festa começou no dia 6 de julho, com a peregrinação da imagem de São Francisco pelos 24 setores da paróquia. Essa caminhada espiritual se encerrará no dia 25 de setembro, coincidindo com o primeiro dia da novena, totalizando 81 dias de oração e reflexão.
Além disso, o lançamento do livro “60 dias para mudar”, de autoria do Frei Maurício Solfa, OFMCap, acontecerá no dia 25 de setembro. O autor, que reside em Florianópolis e atua como vigário paroquial na Paróquia Santíssima Trindade, estará presente no evento.
A quermesse acontece entre 26 de setembro e 2 de outubro, na Rua Cambé, oferecendo diversas opções de alimentação como pizza, cachorro-quente, espetinhos e doces. De acordo com os organizadores, o evento está sendo preparado com muita dedicação e simplicidade. Além disso, haverá o tradicional show de prêmios, com participação aberta ao público.
No dia 4 de outubro, haverá a bênção dos animais às 17h em frente à igreja Matriz, uma tradição em homenagem ao santo padroeiro dos animais. A Pastoral da Comunicação (PASCOM) está incentivando que os fiéis publiquem fotos ou vídeos de seus animais de estimação nas redes sociais, marcando o Instagram @matrizsaofranciscoumuarama.
Outro evento importante é o Leilão de Gado, que retorna após um período sem ser realizado. Acontecerá no dia 27 de outubro, às 16h, no Sindicato Rural de Umuarama, com participação tanto presencial quanto online. A arrecadação será destinada à manutenção das atividades da paróquia.
Outra novidade deste ano é que as novenas, que começam às 19h30 todos os dias, terão transmissão ao vivo pelo Facebook e YouTube da paróquia.
Para mais informações, os interessados podem entrar em contato diretamente com o Frei Pedro Cesário Palma pelo telefone da paróquia (44) 3622-6595 ou com João Paulo Topan Junqueira pelo telefone (44) 99767-6252.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais