Umuarama registra chuva com sinais de fuligem na manhã deste sábado
A chuva caiu rápido e não foi tão escura como em outras regiões do país, porém nela ainda havia vestígios de poeira e fuligem na água
Umuarama registrou uma chuva rápida e intensa na manhã deste sábado (14) em diversas regiões da cidade. A água presente na chuva possuía vestígios de sujeira e fuligem, porém não caiu tão escura como foi registrado em outras regiões do país.
O aguaceiro teve início por volta das 8h30 e ocorreu com intensidade, todavia, não durou mais que 15 minutos. O último registro de chuva no município foi no dia 5 de setembro e – considerando os incêndios ambientais dos últimos dias, altas temperaturas e tempo seco – era muito aguardada pelos umuaramenses.
Porém, mesmo com a ansiedade pela chuva, havia também a preocupação da chamada “chuva preta”, que está sendo registrada em diversas regiões do país. O evento é resultado da presença de fuligem das inúmeras queimadas no país, que se acumula na atmosfera e se junta à água, resultando em uma chuva bastante escurecida. Em Umuarama, a fuligem e sujeira estavam presentes na água, porém em menor intensidade.
Todavia, é importante ressaltar que, por se tratar de uma chuva de água turva, não é recomendado que ela seja utilizada para consumo.
Previsão do tempo
De acordo com o Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná), a precipitação acumulada para este sábado na Capital da Amizade é de 2.2mm. Além do período da manhã, são esperadas pancadas breves no período da tarde, entre as 16h e 19h. A temperatura mínima do dia é de 20°C e a máxima 26°C.
Já no domingo (15) a chuva deve ocorrer com mais intensidade, pois há precipitação acumulada em 37.7mm. Deve chover em todos os períodos do dia, porém o pico de intensidade está previsto para as 16h. Os termômetros devem se manter entre 18°C e 22°C.
(Redação, com informações Simepar)