Foto de Luiz Fernando Luiz Fernando Publisher do OBemdito

Umuarama registra chuva com sinais de fuligem na manhã deste sábado

Foto de Luiz Fernando
Publicado em 14 de setembro de 2024 às 09h54 - Modificado em 20 de maio de 2025 às 03h20

Umuarama registrou uma chuva rápida e intensa na manhã deste sábado (14) em diversas regiões da cidade. A água presente na chuva possuía vestígios de sujeira e fuligem, porém não caiu tão escura como foi registrado em outras regiões do país.

O aguaceiro teve início por volta das 8h30 e ocorreu com intensidade, todavia, não durou mais que 15 minutos. O último registro de chuva no município foi no dia 5 de setembro e – considerando os incêndios ambientais dos últimos dias, altas temperaturas e tempo seco – era muito aguardada pelos umuaramenses.

Porém, mesmo com a ansiedade pela chuva, havia também a preocupação da chamada “chuva preta”, que está sendo registrada em diversas regiões do país. O evento é resultado da presença de fuligem das inúmeras queimadas no país, que se acumula na atmosfera e se junta à água, resultando em uma chuva bastante escurecida. Em Umuarama, a fuligem e sujeira estavam presentes na água, porém em menor intensidade.

Todavia, é importante ressaltar que, por se tratar de uma chuva de água turva, não é recomendado que ela seja utilizada para consumo.

Whatsapp Image 2024 09 14 At 08.41.241
Uma bacia com água da chuva no Centro de Umuarama. – Foto: Catarina Rudakevye

Previsão do tempo

De acordo com o Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná), a precipitação acumulada para este sábado na Capital da Amizade é de 2.2mm. Além do período da manhã, são esperadas pancadas breves no período da tarde, entre as 16h e 19h. A temperatura mínima do dia é de 20°C e a máxima 26°C.

Já no domingo (15) a chuva deve ocorrer com mais intensidade, pois há precipitação acumulada em 37.7mm. Deve chover em todos os períodos do dia, porém o pico de intensidade está previsto para as 16h. Os termômetros devem se manter entre 18°C e 22°C.

(Redação, com informações Simepar)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Foto de Luiz Fernando

Luiz Fernando

Luiz Fernando é estudante de Jornalismo na Universidade Estadual de Londrina e trabalha há três anos no portal OBemdito auxiliando na cobertura de notícias em Umuarama e região.