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Escola cria ‘carrinho literário’, uma solução para estimular contato dos alunos com livros

O carrinho serve como um meio de levar a biblioteca até os alunos e aproximá-los dos clássicos da literatura infantil

Foto: Assessoria PMU
Foto: Assessoria PMU
Escola cria ‘carrinho literário’, uma solução para estimular contato dos alunos com livros
Redação - OBemdito
Publicado em 16 de setembro de 2024 às 10h12 - Modificado em 16 de setembro de 2024 às 10h12
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A ideia de produzir um ‘carrinho literário’ surgiu durante reunião em que as professoras Berenice Sartorti Soares, de Artes, e Kassia Meury Pereira, coordenadora pedagógica, buscavam soluções para ampliar ações de alfabetização na Educação Infantil, na Escola Municipal Sebastião de Mattos, de Umuarama.

Devido a grande demanda por salas de aula, a escola se encontra temporariamente sem um espaço físico para a biblioteca. Dessa forma, o carrinho serve como um meio de levar a biblioteca até os alunos e aproximá-los dos clássicos da literatura infantil.

A professora Berenice diz que a grande preocupação dos educadores atualmente é suprimir o ‘vício’ das crianças por telas. “A leitura é uma poderosa ferramenta nesse processo, além de aprimorar a concentração, imaginação e interpretação de texto”, afirmou.

A coordenadora Kássia destaca que, em um mundo onde os livros estão sendo substituídos por telas, “é imprescindível que as crianças tenham acesso aos livros físicos, que trazem benefícios para o desenvolvimento cognitivo do aluno”.

A diretora Maria Magali Dorigan Bondezan partilha o mesmo pensamento, salientando que, quando a coordenadora Kássia trouxe a ideia do carrinho literário, ela se encantou no primeiro momento. “Fizemos a aquisição do material e o trabalho foi iniciado. O carrinho foi decorado pelas estagiárias Adrielly e Beatriz, pensando em transmitir a suavidade, a alegria e a magia que a leitura proporciona, desfazendo o estigma de que ler é cansativo e sem graça”, avaliou.

A coordenadora pedagógica Sandra Renata Expedito enfatiza que o projeto garantirá o incentivo pela leitura e propiciará que os alunos tenham acesso a vários gêneros textuais. Salienta, ainda, que “é importante lembrarmos que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) reconhece a leitura como um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento integral das crianças na educação infantil”, completou.

(Assessoria PMU)

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