Escola cria ‘carrinho literário’, uma solução para estimular contato dos alunos com livros
O carrinho serve como um meio de levar a biblioteca até os alunos e aproximá-los dos clássicos da literatura infantil
A ideia de produzir um ‘carrinho literário’ surgiu durante reunião em que as professoras Berenice Sartorti Soares, de Artes, e Kassia Meury Pereira, coordenadora pedagógica, buscavam soluções para ampliar ações de alfabetização na Educação Infantil, na Escola Municipal Sebastião de Mattos, de Umuarama.
Devido a grande demanda por salas de aula, a escola se encontra temporariamente sem um espaço físico para a biblioteca. Dessa forma, o carrinho serve como um meio de levar a biblioteca até os alunos e aproximá-los dos clássicos da literatura infantil.
A professora Berenice diz que a grande preocupação dos educadores atualmente é suprimir o ‘vício’ das crianças por telas. “A leitura é uma poderosa ferramenta nesse processo, além de aprimorar a concentração, imaginação e interpretação de texto”, afirmou.
A coordenadora Kássia destaca que, em um mundo onde os livros estão sendo substituídos por telas, “é imprescindível que as crianças tenham acesso aos livros físicos, que trazem benefícios para o desenvolvimento cognitivo do aluno”.
A diretora Maria Magali Dorigan Bondezan partilha o mesmo pensamento, salientando que, quando a coordenadora Kássia trouxe a ideia do carrinho literário, ela se encantou no primeiro momento. “Fizemos a aquisição do material e o trabalho foi iniciado. O carrinho foi decorado pelas estagiárias Adrielly e Beatriz, pensando em transmitir a suavidade, a alegria e a magia que a leitura proporciona, desfazendo o estigma de que ler é cansativo e sem graça”, avaliou.
A coordenadora pedagógica Sandra Renata Expedito enfatiza que o projeto garantirá o incentivo pela leitura e propiciará que os alunos tenham acesso a vários gêneros textuais. Salienta, ainda, que “é importante lembrarmos que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) reconhece a leitura como um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento integral das crianças na educação infantil”, completou.
(Assessoria PMU)