Sicred
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Redação Publisher do OBemdito

Umuarama: Vereadores aprovam passe livre para servidores da saúde durante pandemias

Na tarde desta segunda-feira (30) foi realizada mais uma sessão ordinária na Câmara de Vereadores de Umuarama. A pauta do […]

Foto: Danilo Martins/OBemdito
Foto: Danilo Martins/OBemdito
Umuarama: Vereadores aprovam passe livre para servidores da saúde durante pandemias
Redação - OBemdito
Publicado em 31 de agosto de 2021 às 21h38 - Modificado em 1 de setembro de 2021 às 13h44
Atlanta Pneus
Gastro Umuarama

Na tarde desta segunda-feira (30) foi realizada mais uma sessão ordinária na Câmara de Vereadores de Umuarama. A pauta do dia teve cinco projetos para deliberação dos vereadores, todos eles aprovados por unanimidade – um em segunda discussão e votação e os outros quatro em primeira apreciação na Casa Legislativa.

Em segundo turno, o Projeto de Lei 32/2021, de autoria do vereador Mateus Barreto, se volta à implantação do sistema de visita hospitalar virtual, para pacientes internados nas entidades de atendimento em saúde, garantindo assim contato direto com familiares por meio de aplicativos dotados de áudio e vídeo em chamadas.

O segundo texto em pauta, Projeto de Lei Ordinária (L) 35/2021, é do vereador Sorrisal e propõe que o Poder Executivo Municipal conceda o direito de passe livre no transporte coletivo municipal aos servidores públicos profissionais da área de saúde durante o período de decretação de emergência por ocasião de pandemias como a influenza H1N1, coronavírus e similares.

O projeto prevê que serão contemplados profissionais das áreas de serviço social; biologia; biomedicina; educação física; enfermagem; farmácia; fisioterapia e terapia ocupacional; fonoaudiologia; medicina; medicina veterinária; nutrição; odontologia; psicologia; técnicos em radiologia. Também se destina aos funcionários em geral das unidades de saúde do Município, devidamente identificados com crachá.

Conforme o projeto, os profissionais teriam acesso ao passe livre mediante apresentação da carteira funcional. Por sua vez, as despesas geradas com a execução correrão por conta de dotações orçamentárias próprias, podendo ser suplementadas.

Do vereador Pé Duro, o Projeto de Lei Ordinária 38/2021 prevê a instituição do Programa Municipal ‘Casa Feliz’, que autoriza a reforma ou construção de residências em terrenos pertencentes a famílias de baixa renda, cuja renda familiar seja de no máximo três salários mínimos e que possuam apenas um imóvel, de no máximo 70 m², ou um terreno para construção de sua casa própria.

Os outros dois projetos votados foram de decretos legislativos denominando vias públicas. O de número 010/2021 tem como autor o vereador Ronaldo Cardoso, enquanto o projeto 021/2021 é assinado pelo vereador Fernando Galmassi.

(Assessoria Câmara e Redação OBemdito)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.