Paraná

Mulheres privadas de liberdade fabricam ecobags e mochilas com fardas sem uso da PMPR

Mulheres privadas de liberdade que cumprem pena no Centro de Integração Social (CIS), unidade penal feminina localizada no Complexo Penitenciário de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, transformam fardas militares antigas em ecobags e mochilas, que são vendidas e os recursos direcionados a ações assistenciais. Com essa atividade, elas têm remição de pena, com três dias trabalhados para um a menos na prisão, além de oportunidade de qualificação profissional.

O projeto “Transformando Fardas em Sustentabilidade” é uma parceria da Polícia Penal do Paraná (PPPR), a Polícia Militar (PMPR), o Corpo de Bombeiros e a Cruzada Social Cosme e Damião, entidade assistencial ligada à PM.

Recentemente, a Polícia Militar e os Bombeiros tiveram mudança no fardamento oficial, que foi modernizado e se tornou mais operacional. Com isso, uma grande quantidade de fardas, agora antigas, entraram em desuso. Não fosse o projeto, as fardas seriam incineradas. Agora, a previsão é de que se transformem em cerca de 180 ecobags e mochilas.

“Esse projeto vai além da confecção de ecobags”, afirma o secretário estadual da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira. “Ele oferece uma chance de resgate e reintegração social para mulheres privadas de liberdade, reduzindo a pena e promovendo a ressocialização. A Secretaria estará sempre à disposição para poder contribuir com esse projeto, com tamanha representatividade, uma vez que pessoas vestiram esses uniformes, e trabalharam com essas fardas”.

A decisão de dar um destino melhor aos tecidos foi o que uniu as forças de segurança na criação deste projeto. As mulheres voluntárias da Cruzada Cosme e Damião fazem a captação das fardas e a descostura das peças, que são encaminhadas para o CIS. Nesta unidade, as mulheres privadas de liberdade fazem o trabalho de costura para a confecção das ecobags e mochilas que, depois de prontas, são novamente direcionadas para a Cruzada, responsável pela venda dos itens.

“Esta ação não apenas transforma materiais que seriam descartados em produtos úteis, mas também promove a reintegração social das apenadas e a sustentabilidade”, diz a diretora-geral da PPPR, Ananda Chalegre. “Projetos como este fortalecem os valores de solidariedade e compromisso social que buscamos promover no nosso sistema prisional, mostrando que a união de forças pode transformar realidades e criar oportunidades”.

A diretora do CIS, Marilu Katia da Costa, lembra que o projeto é também uma ação em prol da sustentabilidade ambiental, com a ressignificação das fardas antigas e que já não podem mais serem utilizadas em serviço. “Além de proporcionar aprendizado e a remição de pena, a iniciativa promove, também, um melhor entendimento sobre papel de todos dentro de uma comunidade. É um trabalho envolvente”, diz.

A Cruzada Social Cosme e Damião, criada em 1959 e reconhecida oficialmente em 1962, tem seu trabalho voluntário voltado à melhoria de vida de policiais e bombeiros miliares. “Atualmente a Cruzada conta com um grupo de aproximadamente 40 mulheres voluntárias, que se reúnem toda semana em nossa sede para participar dos trabalhos de artesanatos. Também contamos com militares estaduais voluntários que doam valores mensais descontados em folha de pagamento”, explica a presidente da Cruzada Cosme e Damião, Maria Cristina Betes.

Agência Estadual

Recent Posts

Terça-feira amanhece gelada em Umuarama e máxima não passa de 19°C

A manhã desta terça-feira (7) começou gelada em Umuarama. Os termômetros marcaram 10°C nas primeiras…

15 minutos ago

Morre a empresária Pura Mangialardo, referência no comércio de Umuarama

A empresária Pura Mangialardo morreu aos 89 anos, em Umuarama. Conhecida por sua trajetória no…

22 minutos ago

Moto é furtada em frente a conveniência no Parque San Remo

Uma Honda CG 160 Titan foi furtada em frente a uma conveniência no Parque San…

33 minutos ago

Homem em surto ateia fogo no próprio carro no distrito de Santa Eliza

Homem de 46 anos incendiou o próprio carro durante um surto no distrito de Santa…

51 minutos ago

Homem é esfaqueado após discussão com cunhado em Umuarama

Homem de 36 anos foi esfaqueado após uma discussão com o cunhado no Conjunto Sonho…

1 hora ago

Suspeito de tráfico de drogas e foragido são presos no Jardim União, em Umuarama

Suspeito de tráfico de drogas e homem com mandado de prisão são detidos pela PM…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais