Escola Dr. Ângelo Moreira da Fonseca participa de projeto de horta orgânica pedagógica
Os alunos participaram ainda de uma atividade prática na criação de galinhas poedeiras
A Escola Municipal Dr. Ângelo Moreira da Fonseca é uma das instituições participantes do projeto ‘Horta orgânica pedagógica na alimentação escolar’, na dinâmica do processo de ensino-aprendizagem e na sustentabilidade ambiental em escolas municipais de Umuarama-PR, que envolve os alunos do 5º ano.
O projeto é liderado pelo professor e mestrando Luiz Carlos dos Reis e orientado pelo professor doutor Thiago Alberto Ortiz, do programa de pós-graduação stricto sensu em Biotecnologia Aplicada à Agricultura, da Universidade Paranaense (Unipar), que tem como objetivo aproximar os alunos dos princípios do cultivo orgânico e sustentável.
No último dia 26 os alunos, acompanhados pelas professoras Elidicéia e Luana e pela coordenadora Rosemar, realizaram uma visita técnica ao Colégio Agrícola Estadual de Umuarama (Caeu), onde foram recebidos pelo professor Luiz, diretor auxiliar da UDP, que os guiou por diversos setores da Unidade Didática Produtiva (UDP) do colégio, apresentando projetos ligados à agropecuária e horticultura.
A visita começou na UDP animal, onde os estudantes conheceram o manejo de frangos de corte recém-chegados e aprenderam sobre a diferenciação entre machos e fêmeas na fase de pintainhos, com a professora Leila, médica veterinária. Em seguida, visitaram a área de suinocultura para observar o manejo de matrizes suínas, ‘cachaços’ e filhotes recém-nascidos. Também tiveram contato com bezerras das raças Jersey e Holandês.
Os alunos participaram ainda de uma atividade prática na criação de galinhas poedeiras, coletando ovos dos ninhos, e foram apresentados ao sistema de cultivo hidropônico, onde o plantio é realizado sem o uso de solo, apenas água e fertilizantes. Eles vivenciaram o plantio de mudas de alface e aprenderam sobre as vantagens da hidroponia.
A visita continuou com a apresentação do projeto de fruticultura, onde conheceram pés de limão taiti, laranja, figo, coco e abacaxi. O passeio foi finalizado na horta orgânica do colégio, que está em processo de certificação pelo Instituto Tecnológico do Paraná (Tecpar), prevista para o início de 2025.
Nessa horta, que utiliza técnicas livres de agrotóxicos, os estudantes puderam provar alface recém-colhida e aprender sobre a importância das barreiras naturais, como o capim-elefante napier, para evitar contaminação. Ao final, os alunos tiveram uma prática de plantio de alface americana e a oportunidade de conhecer o cultivo de café, colhendo e provando grãos maduros.
“Ao retornar à escola os alunos relataram a satisfação com a visita, destacando o quanto aprenderam sobre cultivo sustentável e orgânico. Alguns disseram que iriam propor aos pais a criação de pequenas hortas em casa, incentivando a prática do cultivo de hortaliças sem agrotóxicos”, informou a professora Elidicéia.
O projeto de horta orgânica na Escola Dr. Ângelo Moreira tem sido uma oportunidade enriquecedora para os alunos, ampliando seus conhecimentos sobre alimentação saudável e sustentabilidade, além de inspirar mudanças nas práticas alimentares familiares.
(Assessoria PMU)