Instituto Nossa Senhora Aparecida
Sicred
Redação Publisher do OBemdito

Três advogados se destacam na disputa pela presidência da OAB Paraná

Os concorrentes são Flávio Pansieri, Luiz Fernando Pereira, conhecido como Pereirinha, e Marlus Arns

Foto: Divulgação/RICtv
Foto: Divulgação/RICtv
Três advogados se destacam na disputa pela presidência da OAB Paraná
Redação - OBemdito
Publicado em 12 de setembro de 2024 às 22h11 - Modificado em 12 de setembro de 2024 às 22h11
Gastro Umuarama

A corrida para a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Paraná está ganhando intensidade. Com as eleições marcadas para a segunda quinzena de novembro, três advogados se destacam como principais candidatos ao cargo máximo da entidade: Flávio Pansieri, Luiz Fernando Pereira, conhecido como Pereirinha, e Marlus Arns.

Flávio Pansieri, advogado, pós-doutor em Direito e professor de Mestrado e Doutorado na PUC-PR, é presidente da Academia Brasileira de Direito Constitucional e ex-conselheiro federal da OAB. Em sua candidatura, Pansieri defende a necessidade de revitalizar o papel da OAB, propondo uma reforma na Ordem para garantir que ela retome seu protagonismo histórico e represente efetivamente os advogados do estado.

Por outro lado, Luiz Fernando Pereira, o Pereirinha, doutor em Direito pela Universidade Federal do Paraná, critica o número excessivo de advogados e faculdades de Direito no Brasil. Ele acredita que a OAB deve se concentrar em melhorar a capacitação dos profissionais e lidar com o excesso de oferta no mercado, que, segundo ele, afeta negativamente a atuação e os honorários dos advogados.

Marlus Arns, conhecido por sua atuação em casos de alta relevância, como a Operação Lava Jato, aponta que a OAB deve ser mais receptiva às necessidades da categoria. Arns propõe uma valorização mais efetiva dos advogados, com a implementação de uma tabela de honorários justa e soluções para a fila dos dativos, além de um fortalecimento na defesa das prerrogativas profissionais.

Atualmente, a presidência da OAB Paraná é ocupada por Marilena Winter, que assumiu o cargo em 2021 com 59,68% dos votos. A eleição para a nova presidência promete ser acirrada, com cada candidato apresentando visões distintas sobre o futuro da Ordem e a defesa dos interesses da classe jurídica no estado.

(Com informações: RICtv)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.