Sicred
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Stephanie Gertler Publisher do OBemdito

Com clima semelhante ao Saara, Inmet emite alerta de baixa umidade para Umuarama e região

Segundo o Inmet, a umidade do ar em Umuarama e região pode ficar abaixo de 12%, nível comparável ao deserto do Saara, onde varia entre 14% e 20%

Imagens: Inmet
Imagens: Inmet
Com clima semelhante ao Saara, Inmet emite alerta de baixa umidade para Umuarama e região
Stephanie Gertler - OBemdito
Publicado em 11 de setembro de 2024 às 10h32 - Modificado em 11 de setembro de 2024 às 10h32
Gastro Umuarama

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta quarta-feira (11) um novo alerta vermelho, de grande perigo, para a baixa umidade relativa do ar, que atingirá sete estados brasileiros. Umuarama e região fazem parte das cidades que serão atingidas no Paraná. O aviso é válido das 11h às 19h de hoje.

O alerta vermelho ocorre quando a umidade relativa do ar cai abaixo de 12%, o que eleva significativamente os riscos de incêndios florestais e de complicações de saúde, como problemas pulmonares e dores de cabeça, entre outros.

A baixa umidade nesse patamar é comparável às condições do deserto do Saara, no norte da África, onde os índices de umidade variam entre 14% e 20%. No Brasil, 244 municípios já registraram índices iguais ou inferiores a essa faixa na última terça-feira (10).

As orientações para a população incluem aumentar a ingestão de líquidos, evitar a prática de atividades físicas, usar hidratantes para a pele e umidificadores de ambiente, além de evitar a exposição ao sol durante os horários mais secos e quentes do dia.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os níveis ideais de umidade relativa para o corpo humano estão entre 40% e 70%. Em caso de emergências, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Captura De Tela 2024 09 11 093440
Estados do Brasil que podem ser atingidos pelo alerta do Inmet.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.