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Formação regional prepara professores para desenvolverem leitura e escrita na educação infantil

O projeto é uma das ações do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, desenvolvido pelo Ministério da Educação

Foto: Assessoria PMU
Foto: Assessoria PMU
Formação regional prepara professores para desenvolverem leitura e escrita na educação infantil
Redação - OBemdito
Publicado em 10 de setembro de 2024 às 15h24 - Modificado em 10 de setembro de 2024 às 15h24
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Umuarama foi sede de um encontro regional dos formadores municipais do Programa de Desenvolvimento Profissional Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI), realizando no campus 3 da Universidade Paranaense (Unipar). O evento aconteceu na segunda-feira (9).

O projeto é uma das ações do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), desenvolvido pelo Ministério da Educação para garantir o direito à alfabetização às crianças brasileiras até o final do 2º ano do ensino fundamental.

O programa também tem foco na recuperação das aprendizagens das crianças do 3º, 4º e 5º ano afetadas pela pandemia. “Essa iniciativa acontece em todos os Estados brasileiros e Umuarama foi a cidade escolhida para qualificar os docentes da região que vão disseminar a formação aos demais professores, a fim de alcançar os objetivos propostos pelo Ministério da Educação”, lembrou a secretária de Educação, Mauriza de Lima Menegasso, na abertura do treinamento.

Trata-se de uma formação para professores e profissionais que atuam na educação infantil com crianças de 0 a 5 anos, com o objetivo de orientá-los para que possam garantir o direito das crianças a linguagem escrita, que é vista como um instrumento simbólico poderoso. “Ela nos permite não apenas nos comunicar uns com os outros, mas transformar nossa forma de estar no mundo, acrescentou a coordenadora geral da Secretaria de Educação, Elisangela Reis.

O LEEI concebe a apropriação da leitura e da escrita como um longo processo que se inicia na educação infantil, e que pode – e deve – ser trabalhado desde o berçário, preservando as especificidades que marcam esse primeiro ciclo da vida humana.

Por isso, interações e brincadeiras são trazidas como eixos estruturadores do currículo. As crianças, suas famílias e comunidades são vistas em seus contextos sociais e culturais, enquanto as linguagens oral e escrita são tratadas em inter-relação com as demais linguagens da experiência humana.

Os participantes são professores de 20 cidades – Assis Chateaubriand, Iracema do Oeste, Goioerê, Boa Esperança, Ubiratã, Guaíra, Terra Roxa, Palotina, Nova Santa Rosa, Marechal Cândido Rondon, Toledo, São Pedro do Iguaçu, Santa Helena, Cruzeiro do Oeste, Icaraíma, Douradina, Pérola, Altônia, Iporã e Perobal, além de Umuarama.

Os formadores municipais se reuniram para realizarem estudos referentes à apropriação da leitura e da escrita por parte da criança desde a educação infantil, “entendendo que não se trata de alfabetizar nessa etapa escolar, mas de assegurar às crianças, desde bebês, a ampliação de suas experiências em relação às culturas do escrito”, explicou a coordenadora pedagógica Patrícia Abucarma.

Durante o encontro, os professores – que são os formadores do LEEI nos municípios e que atuam na formação de professores do Infantil 4 e 5 – tiveram um treinamento desenvolvido pela formadora estadual do LEEI, Márcia Bertonceli, professora no município Francisco Beltrão.

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BIBLIOTECA ITINERANTE

Os formadores municipais e a formadora estadual foram recebidos pela Secretária de Educação, professora Mauriza Lima, pela articuladora regional do Programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), professora Elisangela Reis, e pela articuladora municipal do CNCA, professora Patrícia Abucarma.

Na recepção de abertura, puderam prestigiar a apresentação teatral do Programa Biblioteca Itinerante com a contação de história e apreciação das atividades propostas pelas integrantes do programa, coordenado pela professora Ângela Russi desde 2011. Neste ano, o projeto tem como tema ‘Valorize a diversidade – Respeite as diferenças’ e vai chegar a todas as escolas municipais, contemplando os cerca de 10 mil alunos da rede municipal.

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(Reportagem: Assessoria PMU)

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