Umuarama: Bombeiros treinam voluntários da Defesa Civil para combater incêndios ambientais
A estiagem e a baixa umidade estão ocasionando incêndios em vários pontos da cidade
Com o intuito de se preparar e aperfeiçoar voluntários para o combate a incêndios ambientais e florestais, neste momento em que sinistros estão acontecendo diariamente em toda a região, em razão da estiagem e da baixa umidade, bombeiros do 6º Subgrupamento de Bombeiros Independente de Umuarama (SGBI) e da empresa Labonde e Romeu Treinamentos realizaram uma atividade prática orientada no último sábado (7), no Espaço Torres.
O treinamento teve a participação da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Compdec), representada pelo coordenador Joelson Barbosa, e dez bombeiros civis voluntários, além de dois bombeiros militares do 6º SGBI, dois agentes da Defesa Civil de Cruzeiro do Oeste, dois instrutores da LR Treinamentos e o proprietário do espaço onde a atividade foi realizada.
“As instruções foram focadas no combate a incêndios florestais e ambientais, que podem ocorrer nas matas e também em terrenos baldios dentro da cidade, levando riscos às residências e patrimônios públicos. O objetivo foi alinhar e treinar as equipes nas diferentes formas de combate ao fogo, qualificando bombeiros civis voluntários para esta importante função”, afirmou Joelson Barbosa.
Além das queimadas enfrentadas diariamente em terrenos e descampados da cidade, Umuarama enfrentou um grande incêndio florestal que consumiu boa parte da vegetação do Parque Municipal dos Xetá – mais conhecido como Bosque do Índio –, cujo combate exigiu esforços de bombeiros militares e civis, servidores municipais e voluntários, durante vários dias.
Também houve na última semana um incêndio na mata do Parque Dom Pedro, que chegou a provocar pequenos focos de fogo e moradias próximas. “Nessas horas, ter conhecimento sobre como enfrentar o fogo é muito importante, tanto para tornar a ação eficiente, minimizando os prejuízos, quanto para a proteção da vida das pessoas”, completou o coordenador da Defesa Civil.
(Assessoria PMU)