Paraná

Umuarama está em alerta para baixíssima umidade relativa do ar e onda de calor intenso

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta segunda-feira (9) dois alertas laranja em grandes áreas do território brasileiro e que incluem Umuarama. Um deles se refere a baixa umidade relativa do ar e o outro a uma onda de calor.

O primeiro alerta laranja (que indica perigo) informa que entre às 10h e às 20h desta segunda toda a área marcada no mapa pode ter umidade relativa do ar variando entre 20% e 12%, o que é considerado baixíssimo. Há risco de incêndios florestais e à saúde. Além disso, pode ocorrer ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. Por volta das 16h a umidade relativa em Umuarama estava em 23%.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os níveis ideais de umidade para o corpo humano variam entre 40% e 70%. Com a baixa umidade, é aconselhável consumir bastante líquido, evitar atividades físicas, evitar exposição ao sol nos horários mais quentes do dia, usar hidratante para pele e umidificar o ambiente.

Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Alerta de baixa umidade relativa do ar – Imagem: Inmet

ONDA DE CALOR

O segundo alerta laranja é de onda de calor que pode elevar a temperatura em 5º acima da média pelo período de 3 até 5 dias. O aviso entrou em vigência às 12h de domingo (8) e segue até às 23h59 de quinta-feira (12). Em caso de problemas ou necessidade de informações, entre em contato com a Defesa Civil (telefone: 199).

Na tarde desta segunda, às 16h, a temperatura em Umuarama estava na casa dos 36,9ºC, com sensação térmica de 36ºC. Os próximos dias devem seguir quentes na Capital da Amizade. Na terça a máxima prevista é de 36ºC, na quarta-feira (11) é de 37ºC e na quinta é de 38ºC. As mínimas variam de 21ºC a 23ºC. Não há a previsão de chuva.

Alerta de onda de calor – Imagem: Imagem

PARANÁ

Começo de semana com manutenção do tempo estável e predomínio de sol no Paraná. A massa de ar seco e quente deixa as condições favoráveis ao aumento de risco de queimadas no estado, principalmente em função da baixa umidade e dos altos valores de temperatura no decorrer da tarde.

Além disso, o fluxo dos ventos, em altitude, mantém o transporte de material particulado e fumaça das queimadas da Amazônia, Pantanal, Bolívia e Paraguai em direção ao Sul do Brasil; isto é, mais um dia de ‘céu cinzento’ e/ou névoa seca em quase todas as regiões paranaenses.

O tempo se mantém estável nesta terça-feira, com possibilidade de restrição de visibilidade no amanhecer, principalmente no leste do estado. Esquenta bastante à tarde, com exceção do Litoral que ainda deve apresentar baixa amplitude térmica, em função da presença de nuvens. Destaque também para os baixos índices de umidade relativa do ar durante a tarde (abaixo de 30%) em muitas regiões do Paraná.

(OBemdito e Simepar)

Jaqueline Mocellin

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

11 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

11 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

12 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

13 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

15 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

16 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais