Paraná

Umuarama está em alerta para baixíssima umidade relativa do ar e onda de calor intenso

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta segunda-feira (9) dois alertas laranja em grandes áreas do território brasileiro e que incluem Umuarama. Um deles se refere a baixa umidade relativa do ar e o outro a uma onda de calor.

O primeiro alerta laranja (que indica perigo) informa que entre às 10h e às 20h desta segunda toda a área marcada no mapa pode ter umidade relativa do ar variando entre 20% e 12%, o que é considerado baixíssimo. Há risco de incêndios florestais e à saúde. Além disso, pode ocorrer ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. Por volta das 16h a umidade relativa em Umuarama estava em 23%.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os níveis ideais de umidade para o corpo humano variam entre 40% e 70%. Com a baixa umidade, é aconselhável consumir bastante líquido, evitar atividades físicas, evitar exposição ao sol nos horários mais quentes do dia, usar hidratante para pele e umidificar o ambiente.

Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Alerta de baixa umidade relativa do ar – Imagem: Inmet

ONDA DE CALOR

O segundo alerta laranja é de onda de calor que pode elevar a temperatura em 5º acima da média pelo período de 3 até 5 dias. O aviso entrou em vigência às 12h de domingo (8) e segue até às 23h59 de quinta-feira (12). Em caso de problemas ou necessidade de informações, entre em contato com a Defesa Civil (telefone: 199).

Na tarde desta segunda, às 16h, a temperatura em Umuarama estava na casa dos 36,9ºC, com sensação térmica de 36ºC. Os próximos dias devem seguir quentes na Capital da Amizade. Na terça a máxima prevista é de 36ºC, na quarta-feira (11) é de 37ºC e na quinta é de 38ºC. As mínimas variam de 21ºC a 23ºC. Não há a previsão de chuva.

Alerta de onda de calor – Imagem: Imagem

PARANÁ

Começo de semana com manutenção do tempo estável e predomínio de sol no Paraná. A massa de ar seco e quente deixa as condições favoráveis ao aumento de risco de queimadas no estado, principalmente em função da baixa umidade e dos altos valores de temperatura no decorrer da tarde.

Além disso, o fluxo dos ventos, em altitude, mantém o transporte de material particulado e fumaça das queimadas da Amazônia, Pantanal, Bolívia e Paraguai em direção ao Sul do Brasil; isto é, mais um dia de ‘céu cinzento’ e/ou névoa seca em quase todas as regiões paranaenses.

O tempo se mantém estável nesta terça-feira, com possibilidade de restrição de visibilidade no amanhecer, principalmente no leste do estado. Esquenta bastante à tarde, com exceção do Litoral que ainda deve apresentar baixa amplitude térmica, em função da presença de nuvens. Destaque também para os baixos índices de umidade relativa do ar durante a tarde (abaixo de 30%) em muitas regiões do Paraná.

(OBemdito e Simepar)

Jaqueline Mocellin

Recent Posts

Jaú de 100 quilos capturado no Rio Ivaí bate recorde e é oficialmente o maior do Brasil

Pescador de Maringá tem captura homologada pela BGFA Recordes e conquista dois títulos nacionais

4 minutos ago

PCPR prende veterinário que prescreveu 112,6 mil frascos de cetamina em 4 anos

A substância é um medicamento veterinário que estava sendo utilizada como droga alucinógena

40 minutos ago

BPFron apreende 3,5 toneladas de maconha e recupera caminhonete furtada em Umuarama

Ação integrada apreende droga, cigarros e recupera veículo carregado em Mundo Novo (MS)

1 hora ago

Concessionária Uvel promove liquidação histórica com Operação Limpa Pátio

Campanha oferece descontos inéditos, bônus na troca e condições de fábrica

2 horas ago

Quatro homens morrem em confronto com a Rone no Paraná

Suspeitos reagiram à abordagem policial em Piraquara; grupo era investigado por furto a imóvel de…

2 horas ago

Colisão traseira derruba motociclista na PR-482 durante lentidão no trânsito

Colisão traseira ocorreu na manhã desta quinta (4), entre Maria Helena e Umuarama

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais