FOTO: ASCOM/PMU
A equipe do escritório regional do Instituto Água e Terra (IAT) e a Diretoria de Meio Ambiente da Prefeitura de Umuarama distribuíram cerca de 1.400 mudas de árvores nativas e frutíferas neste final de semana, em frente ao Paço Municipal.
São mudas de peroba, gurucaia, ipê, canafístula, jabuticaba, marmeleiro e pitanga, entre outras.
O chefe do IAT em Umuarama, Felipe Furquim, disse que o objetivo é promover a educação ambiental e despertar o interesse do cidadão para ser um voluntário plantando uma árvore nativa.
Em Curitiba, a primeira-dama Luciana Saito Massa, que preside o Conselho de Ação Solidária, e o secretário de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, também participaram da distribuição de mudas.
Parceiro da ação, o município aproveitou a entrega das mudas para divulgar programas ambientais realizados pelo município, como o recolhimento de óleo de cozinha usado, a coleta de materiais recicláveis e o Projeto Mais Sombra.
O Mais Sombra também fornece mudas e orienta a população sobre os efeitos positivos da arborização urbana, onde e como plantar, bem como os cuidados para o desenvolvimento das plantas.
“Cuidar do meio ambiente é um dever de todos e, apesar das muitas iniciativas do poder público, é necessário que a população abrace esta causa e nos ajude a cuidar das árvores, do ar e da água, evitando a poluição e o descarte de lixo de forma irregular”, afirmou o prefeito Celso Pozzobom.
Ele lembrou ainda a recuperação de erosão no Bosque dos Xetá, a revitalização completa dos dois bosques urbanos que agora estão estruturados para passeios e caminhadas com segurança e a criação de área de lazer em torno da reserva do Parque Primeiro de Maio, com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, do secretário Márcio Nunes.
Pozzobom afirmou que a Prefeitura trabalha em um projeto para resolver de vez o assoreamento do Lago Aratimbó. Um dos principais cartões postais da cidade está sendo engolido a cada dia pela terra que desce de propriedades vizinhas.
Nesta sexta-feira pela manhã, a Praça das Gurucaias, localizada na frente do Bosque Uirapuru, recebeu o plantio de mudas da árvore nativa que dá nome ao logradouro, em mais uma etapa da revitalização realizada pela Prefeitura.
A praça, que já conta com uma academia da terceira idade, ganhou novas calçadas, grama adequada para áreas sombreadas e canteiros que em breve estarão floridos. Bancos e mesinhas também devem ser instalados.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais