Umuarama

Ação solidária distribui 1.400 mudas de árvores nativas e frutíferas em Umuarama

A equipe do escritório regional do Instituto Água e Terra (IAT) e a Diretoria de Meio Ambiente da Prefeitura de Umuarama distribuíram cerca de 1.400 mudas de árvores nativas e frutíferas neste final de semana, em frente ao Paço Municipal. 

São mudas de peroba, gurucaia, ipê, canafístula, jabuticaba, marmeleiro e pitanga, entre outras.

O chefe do IAT em Umuarama, Felipe Furquim, disse que o objetivo é promover a educação ambiental e despertar o interesse do cidadão para ser um voluntário plantando uma árvore nativa.

Em Curitiba, a primeira-dama Luciana Saito Massa, que preside o Conselho de Ação Solidária, e o secretário de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, também participaram da distribuição de mudas.

Parceiro da ação, o município aproveitou a entrega das mudas para divulgar programas ambientais realizados pelo município, como o recolhimento de óleo de cozinha usado, a coleta de materiais recicláveis e o Projeto Mais Sombra.

O Mais Sombra também fornece mudas e orienta a população sobre os efeitos positivos da arborização urbana, onde e como plantar, bem como os cuidados para o desenvolvimento das plantas.

“Cuidar do meio ambiente é um dever de todos e, apesar das muitas iniciativas do poder público, é necessário que a população abrace esta causa e nos ajude a cuidar das árvores, do ar e da água, evitando a poluição e o descarte de lixo de forma irregular”, afirmou o prefeito Celso Pozzobom.

Ele lembrou ainda a recuperação de erosão no Bosque dos Xetá, a revitalização completa dos dois bosques urbanos que agora estão estruturados para passeios e caminhadas com segurança e a criação de área de lazer em torno da reserva do Parque Primeiro de Maio, com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, do secretário Márcio Nunes. 

Assoreamento do Lago Aratimbó

Pozzobom afirmou que a Prefeitura trabalha em um projeto para resolver de vez o assoreamento do Lago Aratimbó. Um dos principais cartões postais da cidade está sendo engolido a cada dia pela terra que desce de propriedades vizinhas.

Nesta sexta-feira pela manhã, a Praça das Gurucaias, localizada na frente do Bosque Uirapuru, recebeu o plantio de mudas da árvore nativa que dá nome ao logradouro, em mais uma etapa da revitalização realizada pela Prefeitura.

A praça, que já conta com uma academia da terceira idade, ganhou novas calçadas, grama adequada para áreas sombreadas e canteiros que em breve estarão floridos. Bancos e mesinhas também devem ser instalados.

Redação

Recent Posts

Homem aciona PM em Iporã após enteado fazer ameaças e arremessar pedra em garagem

A Polícia Militar (PM) recebeu uma chamada via 190 para conter ameaças e danos contra…

2 horas ago

Morador da região procura a PM após notar transferências não autorizadas via Pix

A Polícia Militar (PM) atendeu uma ocorrência de fraude eletrônica após um morador de Francisco…

3 horas ago

PM prende homem pouco tempo após roubo a sorveteria no centro de Umuarama

A Polícia Militar (PM) de Umuarama prendeu um homem de 28 anos pouco tempo após…

3 horas ago

Professor Rodrigo Oliva é atropelado por moto e está na UTI em Maringá

Um professor universitário de Umuarama sofreu um acidente em Maringá no último domingo (6) e…

4 horas ago

Fachin aguarda explicações de ministros Moraes e Mendonça para decidir sobre crise no STF

O ministro Edson Fachin, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), aguarda as explicações dos ministros…

4 horas ago

Feminicídio: Médica encontrada morta ao lado de bebê é sepultada em Maringá

A médica encontrada morta dentro de um apartamento em um condomínio na Zona 2 de…

5 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais