FOTO: ASCOM/PMU
Para eliminar o risco de rompimento do leito, a Estrada Fumaça, entre os distritos de Serra dos Dourados e Roberto Silveira, está recebendo uma galeria pluvial reforçada por duas alas de concreto armado. Segundo a Prefeitura, o serviço começou a ser executado nesta semana e já está sendo finalizado.
Uma passagem de água semelhante foi construída há poucos dias na Estrada União. As tubulações facilitam o escoamento da água que se acumula de um lado da estrada para o outro, sem danificar o leito e prejudicar o trânsito de caminhões e da comunidade da zona rural.
Além da galeria pluvial, a Estrada União também está passando por serviços de readequação. Conforme o secretário de Obras do município, são mais de 600 quilômetros em leito natural (sem pavimento), que exigem cuidado constante.
Os serviços mais recentes foram o cascalhamento parcial da Estrada Nakata, um ramal da Estrada Baraniuk e a Estrada Desengano (entre Santa Eliza e Roberto Silveira).
Em parceria com o Consórcio Intermunicipal para Conservação da Biodiversidade da Bacia dos Rios Xambrê e Piquiri (Cibax), a Prefeitura realiza readequação da Estrada Vermelha, na divisa entre Umuarama e Perobal.
Os serviços compreendem o alargamento das vias, limpeza das laterais e microbacias, correção e às vezes o levantamento do leito e cascalho nos pontos mais íngremes, quando há material disponível.
A Desengano foi totalmente readequada entre o distrito de Santa Eliza e a ponte no Ribeirão do Veado, agora a equipe foi para a parte seguinte, em direção ao distrito de Roberto Silveira, com cascalhamento dos trechos críticos.
Em breve, através de parceria com o Cibax, a Prefeitura pretende realizar a readequação da Estrada João Baraniuk, das proximidades de Roberto Silveira até a Estrada Coronel, no povoado de Nova Jerusalém, próximo à divisa com o município de Alto Paraíso.
Há poucas semanas foi executada readequação da estrada velha de Lovat.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais