Instituto Nossa Senhora Aparecida
Sicred
Redação Publisher do OBemdito

Ação solidária distribui 1.400 mudas de árvores nativas e frutíferas em Umuarama

São mudas de peroba, gurucaia, ipê, canafístula, jabuticaba, marmeleiro e pitanga, entre outras

FOTO: ASCOM/PMU
FOTO: ASCOM/PMU
Ação solidária distribui 1.400 mudas de árvores nativas e frutíferas em Umuarama
Redação - OBemdito
Publicado em 28 de agosto de 2021 às 17h56 - Modificado em 29 de agosto de 2021 às 09h59
Atlanta Pneus
Gastro Umuarama

A equipe do escritório regional do Instituto Água e Terra (IAT) e a Diretoria de Meio Ambiente da Prefeitura de Umuarama distribuíram cerca de 1.400 mudas de árvores nativas e frutíferas neste final de semana, em frente ao Paço Municipal. 

São mudas de peroba, gurucaia, ipê, canafístula, jabuticaba, marmeleiro e pitanga, entre outras.

O chefe do IAT em Umuarama, Felipe Furquim, disse que o objetivo é promover a educação ambiental e despertar o interesse do cidadão para ser um voluntário plantando uma árvore nativa.

Em Curitiba, a primeira-dama Luciana Saito Massa, que preside o Conselho de Ação Solidária, e o secretário de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, também participaram da distribuição de mudas.

Parceiro da ação, o município aproveitou a entrega das mudas para divulgar programas ambientais realizados pelo município, como o recolhimento de óleo de cozinha usado, a coleta de materiais recicláveis e o Projeto Mais Sombra.

O Mais Sombra também fornece mudas e orienta a população sobre os efeitos positivos da arborização urbana, onde e como plantar, bem como os cuidados para o desenvolvimento das plantas.

“Cuidar do meio ambiente é um dever de todos e, apesar das muitas iniciativas do poder público, é necessário que a população abrace esta causa e nos ajude a cuidar das árvores, do ar e da água, evitando a poluição e o descarte de lixo de forma irregular”, afirmou o prefeito Celso Pozzobom.

Ele lembrou ainda a recuperação de erosão no Bosque dos Xetá, a revitalização completa dos dois bosques urbanos que agora estão estruturados para passeios e caminhadas com segurança e a criação de área de lazer em torno da reserva do Parque Primeiro de Maio, com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, do secretário Márcio Nunes. 

Assoreamento do Lago Aratimbó

Pozzobom afirmou que a Prefeitura trabalha em um projeto para resolver de vez o assoreamento do Lago Aratimbó. Um dos principais cartões postais da cidade está sendo engolido a cada dia pela terra que desce de propriedades vizinhas.

Nesta sexta-feira pela manhã, a Praça das Gurucaias, localizada na frente do Bosque Uirapuru, recebeu o plantio de mudas da árvore nativa que dá nome ao logradouro, em mais uma etapa da revitalização realizada pela Prefeitura.

A praça, que já conta com uma academia da terceira idade, ganhou novas calçadas, grama adequada para áreas sombreadas e canteiros que em breve estarão floridos. Bancos e mesinhas também devem ser instalados.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.