Umuarama

Município e IAP estudam projeto para recuperar a mata do Bosque dos Xetá e evitar novos incêndios

O prefeito Celso Pozzobom, o secretário municipal do Meio Ambiente, Waltinho Sucupira, e a equipe do escritório regional do Instituto Água e Terra (IAT) do Paraná visitaram o Bosque dos Xetá, a maior área de mata nativa urbana de Umuarama, para verificar os estragos causados pelos incêndios recentes e discutir ações de recuperação e prevenção a novos sinistros.

O objetivo maior é estabelecer um protocolo de ação para facilitar o acesso, agilizar o combate a eventuais focos de incêndio e minimizar os prejuízos. “Vamos estabelecer um projeto, em conjunto com o IAT, para reurbanizar o bosque e criar pontos de acesso para possibilitar uma resposta mais rápida em caso de incêndios”, afirmou o prefeito Celso Pozzobom.

O secretário Waltinho acrescentou que o projeto será alinhado com a equipe técnica do IAT, de acordo com as normas e recomendações legais, e submetido à aprovação do Conselho Municipal do Meio Ambiente. “Queremos melhorar a acessibilidade para o combate a incêndios. Avaliamos inclusive a possibilidade de instalar hidrantes em locais estratégicos para facilitar o trabalho dos bombeiros e melhorar a qualidade de vida da população em geral”, afirmou.

Segundo o secretário, as ações de urbanização do bosque devem afastar frequentadores que utilizam o local para o consumo de entorpecentes. “Com um aspecto melhor e maior visibilidade, a população vai aumentar a frequência e aproveitar melhor o espaço”, emendou.

Não é um projeto de fácil implantação, pois demandará alguns anos até recuperar a maior parque do que foi queimado nesses incêndios, avalia o prefeito. “Temos de pensar no manejo da mata, no plantio de espécies nativas para repor as árvores perdidas e no cuidado para que as mudas se desenvolvam, além de medidas efetivas para facilitar o combate ao fogo”, completou.

Por conta da longa estiagem, da baixa umidade do ar e o descuido de pessoas que frequentam o bosque (para não falar em fogo intencional), vários focos de incêndio surgiram entre os dias 16 e 23 de agosto e, espalhados pela força do vento, queimaram cerca de 80% da área de 260 mil m² de mata, principalmente a vegetação rasteira, troncos e copas das árvores mais baixas. O fogo também dizimou lagartos, cobras e pássaros que vivem no ambiente, entre outros animais.

Foram dias de combate ao fogo envolvendo equipes do 6º Grupamento de Bombeiros Independente de Umuarama e servidores da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, liderados pelo secretário Carlos Alberto de Assis – o Nego d’Água, com caminhões-pipa, viaturas e uma pá carregadeira da prefeitura, usada para abrir aceiros e liberar o acesso dos veículos.

Graças ao trabalho de combate ao fogo, os prejuízos restringiram-se apenas ao interior do bosque e não chegou a haver risco para moradias e construções existentes nas proximidades.

(Reportagem: Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

Umuarama: Trecho em pavimentação na Estrada Iara já recebe capa asfáltica

A execução acontece através de mão de obra e equipamentos da Prefeitura, além de recursos…

9 horas ago

PM prende duas pessoas com cigarros contrabandeados em Umuarama

A carga de cigarros contrabandeados totalizou 9 caixas e foi entregue na Polícia Federal de…

10 horas ago

Noite de autógrafos celebra criação de livro coletivo na Escola Municipal Evangélica

Evento marcou o encerramento do projeto “Todo Dia é Dia de Leitura”, que incentiva leitura…

10 horas ago

SRU confirma Henrique e Juliano na grade de shows da Expo Umuarama 2026

A dupla subirá ao palco no sábado, 14 de março, data tradicionalmente reservada a apresentações de…

11 horas ago

Paraná começa a vacinar gestantes contra bronquiolite após distribuição de imunizante

Primeiro lote, com 37.120 doses, foi distribuído às 22 Regionais de Saúde

11 horas ago

Formatura do Proerd mobiliza comunidade escolar em Tuneiras do Oeste

Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas

12 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais