Foto: Arquivo OBemdito/Ricardo Trindade
Umuarama é a quarta cidade do Paraná a aderir ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), que permite o pagamento de multas de trânsito de forma mais rápida e com até 40% de desconto sobre o valor regulamentado para a infração. As primeiras cidades paranaenses a integrarem o sistema foram Curitiba, Ponta Grossa e Cascavel.
Conforme o site do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), existem hoje 1.734 municípios com o trânsito municipalizado em todo o país e destes, apenas 518 aderiram ao SNE. “Umuarama está à frente de grandes cidades do Paraná e do Brasil, concluindo o processo de adesão e implantando esse sistema”, apontou a diretora de Trânsito de Umuarama (Umutrans), Dianês Maria Piffer.
Ela explica que o SNE é um meio de comunicação virtual disponibilizado pelo Denatran que permite o envio de notificações, comunicados e documentos em formato digital, relativos a infrações de trânsito.
“Ao se cadastrar, o dono do veículo passa a ser comunicado eletronicamente acerca das notificações de autuação e penalidade interestaduais, de responsabilidade de órgãos de trânsito optantes pelo sistema”, acrescentou.
Conforme o departamento de trânsito, para obter o desconto em multas de trânsito o proprietário do veículo deve estar cadastrado no SNE. O desconto – que pode chegar a 40% – é válido até a data de vencimento da multa, caso o usuário opte por não apresentar defesa prévia e nem recurso, reconhecendo o cometimento da infração (art. 284 e 282-A do Código de Trânsito Brasileiro – CTB).
O usuário poderá realizar o cancelamento da adesão do veículo ao SNE a qualquer tempo, voltando a ser comunicado de suas notificações de autuação e penalidades por via postal. O serviço pode ser utilizado por pessoa física ou jurídica, proprietária de veículo. Mesmo não possuindo Carteira Nacional de Habilitação (CNH) o usuário poderá aderir ao SNE com o nº do Registro Nacional de Veículo (Renavan).
Inicialmente o usuário deverá realizar o cadastro no sítio eletrônico do SNE ou no aplicativo móvel, informando seus dados pessoais. Ele receberá um e-mail para ativar o cadastro e deverá confirmar a veracidade das informações preenchendo o número de segurança da CNH ou do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV).
O serviço é gratuito para o cidadão. Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, o usuário deve entrar em contato pelo portal SNE: https://sne.denatran.serpro.gov.br/#/sne/atendimentoUsuario. Este é um serviço do Ministério da Infraestrutura, que deve ser contatado em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões.
“O sistema é interessante para os motoristas, que recebem desconto significativo para o pagamento das multas, e também para o gestor do trânsito municipal, que ganha agilidade no recebimento das infrações e com isso consegue garantir serviços e melhorias na infraestrutura e fiscalização do trânsito. Mas o ideal continua sendo respeitar as normas de circulação para a própria segurança e para a de terceiros. O SNE não altera a perda de pontos na CNH”, lembrou o secretário municipal de Defesa Social, Valdecir Capelli.
O Brasil tem hoje cerca de 106,2 milhões de automóveis e 74,3 milhões de motoristas habilitados para dirigir. Infrações de trânsito estavam em escalada até 2019 e sofreram uma queda drástica no primeiro ano da pandemia (2020), mas os números voltaram a crescer a partir de janeiro deste ano.
Em 2017 foram 41,8 milhões de acidentes, 68,2 milhões em 2018 e em 2019 o total saltou para 76,9 milhões. Já no ano passado, foram registrados 18,8 milhões de acidentes. Até o momento, pouco mais de 2,34 milhões de veículos já foram incluídos no SNE.
(Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais