Política

Justiça Eleitoral indefere pedido de registro de candidato a vice-prefeito de Altônia

O juiz Fernando Henrique Silveira Botoni, da 123ª Zona Eleitoral da cidade de Altônia, julgou procedente a Ação de Impugnação ao Registro de Candidatura de Carlos Alberto Massetti. Ele é candidato ao cargo de vice-prefeito do município pelo Partido Social Democrático (PSD).

A ação foi impetrada pela Coligação Juntos Pela Transformação (PL, União, Federação PSDB Cidadania, PSB, PRTB), pelo Partido Liberal (diretório municipal de Altônia) e pelo promotor eleitoral do estado do Paraná. A decisão foi proferida na última quarta-feira (28). Os advogados que defendem Massetti irão recorrer (confira a nota no final da reportagem).

De acordo com a sentença, o juiz eleitoral indeferiu o pedido de registro de candidatura de Carlos Alberto Massetti, conhecido como Carlinhos da Farmácia, julgando-o inapto para concorrer ao cargo de vice-prefeito de Altônia.

Conforme o documento, a Coligação Juntos pela Transformação e o diretório do PL ofereceram impugnação sob o fundamento de que o candidato se enquadra na hipótese de inelegibilidade prevista no art. 1°, inciso I, alínea “e”, item “1”, da Lei Complementar n° 64/90, por ter sido condenado em crime contra a economia popular. Conforme o pedido, a pena imputada ao impugnado foi extinta pelo integral cumprimento no dia 19 de julho de 2021, deixando-o inelegível até 19 de julho de 2029, ou seja, até atingir o lapso de 8 anos após o cumprimento da pena.

A sentença informa que o Ministério Público Eleitoral requereu a procedência da impugnação, alegando que o delito pelo qual Carlos foi condenado é crime contra a relação de consumo e tem como principal normativo penal a defesa do consumidor contra as práticas lesivas no tocante à venda e depósito de alimentos impróprios ao consumo.

Após analisar o caso e as provas apresentadas, o juiz eleitoral Fernando Henrique Silveira Botoni indeferiu o registro de candidatura de Carlinhos da Farmácia.

DEFESA

OBemdito manteve contato com o escritório de advocacia que representa Carlos Alberto Massetti, que enviou uma nota sobre o assunto. De acordo com os advogados, a decisão da Justiça foi recebida com “surpresa e indignação”. O candidato irá recorrer. Confira abaixo a nota na íntegra:

“O escritório Santos e Barreto Advogados, representante legal da Coligação “Altônia, Caminhos para o Futuro”, informa que recebeu com surpresa e indignação a intimação da decisão do juízo eleitoral de Altônia indeferiu o requerimento de registro de candidatura de nosso candidato a vice-prefeito, Carlos Alberto Massetti, o Carlinhos da Farmácia.

O candidato obteve sua certidão negativa de 1º grau da Justiça Estadual após uma decisão do próprio juiz diretor do Fórum da Comarca de Altônia, que entendeu que a pena estabelecida nos autos do processo de número 0000927-24.2020.8.16.0040 – SEEU foi extinta no ano de 2021, restabelecendo seus direitos políticos e estando, assim, apto a concorrer às eleições municipais deste ano.

No prazo legal, o candidato irá recorrer da decisão, que interpretou de forma extensiva as causas de inelegibilidade previstas na Lei Complementar 64/1990, ampliando os impedimentos do exercício do direito fundamental de ser votado, contrariando o entendimento jurisprudencial majoritário”.

Abaixo a sentença do juízo da 123ª Zona Eleitoral de Altônia:

Jaqueline Mocellin

Recent Posts

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

25 minutos ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

1 hora ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

3 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

5 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

6 horas ago

Da banca para a mesa: hortaliças prontas para consumo viram tendência

Feirantes apostam na onda dos alimentos higienizados e picados, que conquista cada vez mais adeptos

7 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais