Secretaria Municipal de Educação avalia trabalhos inscritos no programa Campo Limpo
A edição 2024 tratou da Cidadania Ambiental Ativa, temática que inspirou o tema do concurso “Criança Cidadã”
A equipe da Secretaria Municipal de Educação reuniu-se nesta sexta-feira, 23, para a seleção dos trabalhos inscritos no Programa de Educação Ambiental (PEA) do Sistema Campo Limpo. A edição 2024 tratou da Cidadania Ambiental Ativa, temática que inspirou o tema do concurso “Criança Cidadã”, reforçando a ideia do protagonismo infantil nas mudanças comportamentais em prol de um mundo sustentável.
Todas as 23 escolas da rede municipal da rede de ensino de Umuarama participaram do desenvolvimento do programa. O prazo de entrega dos trabalhos terminou no último dia 19.
Os trabalhos foram desenvolvidos com apoio da equipe da Secretaria de Educação e das coordenadoras pedagógicas das respectivas unidades educacionais, que incentivaram a participação dos docentes seguindo as orientações do Caderno do Professor com abordagens conceituais e atividades práticas. Outros recursos pedagógicos, como o jogo e o cartaz, foram usados para desenvolver a temática com os estudantes do 4º e 5º anos.
Para os estudantes do 4º ano o desafio proposto era a criação de uma história em quadrinhos individual, contendo de 4 a 8 quadrinhos na folha padrão do concurso, com a temática ‘Criança Cidadã’. A criação do desenho da História em Quadrinhos (HQ) devia começar por um roteiro curto, que apresentasse uma ação a fim de solucionar um problema ambiental ligado a resíduos, com personagens e diálogos.
Já para os estudantes do 5º ano a proposta era a escrita de uma redação inspirada na contação de histórias do jogo ‘3 em 1 da Cidadania Ambiental’. A narrativa deveria ter um ou mais personagens desenvolvendo alguma ação ou buscando oportunidade de atuar em prol do meio ambiente na sua cidade, no lugar onde vivem, na escola ou na família.
“Foram recebidas 23 histórias em quadrinhos e 23 redações tendo uma representação de cada escola para cada modalidade. Participaram aproximadamente 2.300 estudantes do 4º e 5º ano da rede municipal”, informou a coordenadora pedagógica da SME, Patrícia Abucarma.
Na primeira etapa cada escola, com coordenação pedagógica, diretor e comunidade escolar, escolheu a história em quadrinhos e a redação que melhor se adequou ao tema proposto. Nesta sexta, a segunda etapa (nível regional) contou com uma comissão formada que selecionou os três classificados em cada categoria.
A comissão foi formada pelas técnicas da Secretaria de Educação, a professora Patrícia Abucarma, coordenadora da equipe pedagógica e do componente curricular de Língua Portuguesa, a professora Elaine Darli, coordenadora dos componentes curriculares de Ciências e Geografia, e pelo supervisor de central da Associação dos Distribuidores de Insumos e Tecnologia Agropecuária (Adita), Phelipe Fedri.
A secretária de Educação, Mauriza Menegasso, apoia a iniciativa de estimular mudanças de atitude e o protagonismo dos estudantes visando à adoção de práticas de consumo consciente. A cerimônia de premiação será dia 23 de setembro, no Centro Cultura Vera Schubert, onde serão revelados os ganhadores de cada categoria do PEA – Campo Limpo 2024, classificados em 1º, 2º e 3º lugares.
Os ganhadores das histórias em quadrinhos e das redações finalistas da etapa local (um por central) serão avaliados por uma comissão julgadora em São Paulo e concorrerão na etapa nacional. O resultado final será divulgado pelo InpEV a partir da terceira semana de outubro de 2024.
(Assessoria PMU)