Fotos: PMU
O Centro de Referência de Atendimento à Pessoa em Situação de Rua (Centro Pop) ganhou uma sede própria em maio deste ano, oficialmente entregue nesta sexta-feira (23), pelo prefeito Celso Pozzobom e pela secretária municipal de Assistência Social, Dayanne Paola Demozzi.
Localizado na rua Rodrigues Alves, nos fundos do cemitério municipal, o prédio é uma referência no atendimento a pessoas em situação de rua, oferecendo estrutura para banho, lavagem de roupas, café da manhã, além de encaminhamentos para serviços de saúde, educação, assistência social e oportunidades de emprego.
A nova sede, ampla e bem estruturada, oferece condições adequadas para prestar um serviço qualificado às pessoas que buscam atendimento. O Centro Pop já opera no local há mais de dois meses, desde que o prédio anterior deixou de atender às necessidades.
“Aqui, o público-alvo tem mais conforto e atenção qualificada. Tudo foi construído e implantado com recursos livres do município, o que demonstra a preocupação do prefeito Celso Pozzobom com este segmento da população. É minha primeira inauguração como secretária e logo teremos outras obras para entregar”, afirmou a secretária Dayanne Demozzi.
Durante o evento, a secretária agradeceu especialmente ao secretário de Obras, Renato Caobianco, e ao engenheiro Hélio da Silva Júnior pelo empenho na conclusão das obras de reforma e ampliação do antigo Creas, adaptado para abrigar o Centro Pop. Além disso, ressaltou a presença de diversos secretários municipais e lideranças locais na inauguração.
O coordenador do serviço, Roger Bruno Giopatto, destacou a importância da inauguração, que coincide com a Semana Nacional de Luta da População em Situação de Rua, que reúne 239 mil pessoas em todo o país.
“Agradeço ao prefeito e à equipe por investirem em políticas públicas nesta área. Cerca de 80% dessa população enfrenta dependência química e de álcool, por isso estamos sempre buscando assistência e encaminhando aos serviços de saúde para que se tratem, recuperem vínculos e possam se desenvolver na vida”, explicou.
O promotor público Marcos Antônio de Souza enfatizou o compromisso do Centro Pop, sob a atual coordenação, com os desafios diários e a falta de políticas públicas voltadas para os marginalizados, enaltecendo o trabalho realizado em Umuarama com o apoio do prefeito.
“Aqui, eles têm um local para higiene, café da manhã e da tarde, orientações e atenção. Esta sede é um avanço significativo”, afirmou.
O prefeito Celso Pozzobom ressaltou as dificuldades enfrentadas para a realização da obra, mencionando atrasos e prejuízos causados pelo abandono das empreiteiras, mas destacou que o Centro Pop finalmente está pronto e funcionando adequadamente.
“Nos preocupamos em aplicar os recursos públicos em todas as áreas, em todos os segmentos da população, inclusive em pessoas de fora que chegam a Umuarama, devido ao bom atendimento”, observou.
Pozzobom também agradeceu o empenho da equipe da Secretaria de Obras, a sensibilidade do pessoal da Assistência Social e a colaboração das demais secretarias. “É com a união de todos que daremos um atendimento digno e esperança para as pessoas em situação de rua, cumprindo o nosso papel”, completou.
O imóvel passou por uma reforma completa e ampliação para ser adequado ao atendimento, com um investimento de R$ 650 mil. A Secretaria de Assistência Social dispõe de veículos para o transporte dos atendidos, parcerias com outras secretarias municipais que ampliam o leque de serviços, e uma equipe técnica qualificada, com atenção especial ao acolhimento.
(Com informações PMU)
Amanda Nagera, aluna da Escola Durval Seifert, se destaca em competição nacional de tecnologia
Administração municipal divulgou nota de pesar que expressa solidariedade à família
Três homens se envolveram em uma briga que chamou a atenção de várias pessoas no…
O caso ocorreu nesta segunda-feira (1º/12)
Neste ano, sete drones de pulverização foram adquiridos pela Seed-PR, com investimento superior a R$…
A oficial de 27 anos inicia nova fase da carreira em Iporã e amplia a…
Este site utiliza cookies
Saiba mais