Tutora comemora um ano de vida de calopsita com deficiência que virou celebridade em Umuarama
Dorival possui uma deficiência genética na parte superior do bico, mas isso não o impede de viver plenamente
Dorival, a calopsita mais conhecida de Umuarama, completará um ano de vida no dia 29 de agosto. Chamado de Dori pelos seguidores, ele possui uma deficiência genética na parte superior do bico, mas isso não o impede de viver plenamente. Pelo contrário, Dori tornou-se um exemplo de superação nas redes sociais, onde acumula milhares de seguidores.
Bruna Ramos Oliveira, de 28 anos, tutora de Dorival, contou para OBemdito que adotou a ave em 2023, quando tinha apenas um mês de vida e logo percebeu que ele era diferente das outras calopsitas. Apesar da condição física, Dori consegue se alimentar e viver normalmente. Em abril de 2024, Bruna criou um perfil para Dorival nas redes sociais, com o objetivo de compartilhar a mensagem de que aves com deficiências também podem se adaptar e ter uma vida quase normal.
“Os seguidores gostam de ver a rotina diária dele, como ele se adaptou bem e a mensagem de superação diária que ele leva consigo. Caso alguém tenha uma ave assim, buscando por tratamento e conhecimento, saibam que elas podem ter uma qualidade de vida e longevidade”, relatou Bruna.
Além da rotina de Dorival, Bruna compartilha conteúdos de humor, dicas de brinquedos e alimentos voltados para tutores de aves. Quem quiser conhecer mais sobre a história de Dorival pode acompanhá-lo no Instagram @dorival.psitas ou no TikTok @dorivalpsitas.